Trecho de O Último Suspiro do Mouro, livro de Salman Rushdie

“Mas eu continuava querendo acreditar naquilo em que acreditam todos os apaixonados: que a coisa em si é melhor do que qualquer alternativa, mesmo quando não correspondida, derrotada, louca. Eu queria apegar-me à imagem do amor como uma fusão de almas, uma mistura, como o triunfo do impuro, do vira-lata, juntando o melhor de nós de modo a sufocar o que tínhamos de solidão, isolamento, austeridade, dogmatismo, pureza; o amor como democracia, como a vitória do Plural, do homem-algum-é-uma-ilha, do dois-é-bom, e a derrota do Uno, do apartheid, do limpinho, do mesquinho.

Tentei ver a falta de amor como arrogância, pois quem, senão aquele que não ama, pode considerar-se completo, um ser que tudo vê e tudo sabe? Amar é perder a onipotência e a onisciência. Apaixonar-se é mergulhar na ignorância; sim, é uma espécie de queda. Fechando os olhos, saltamos de um rochedo na esperança de cair em algo macio. Nem sempre é macio; mas ainda assim, eu repetia a mim mesmo, ainda assim, sem esse salto ninguém vive de verdade. O próprio salto é um nascimento, mesmo quando termina em morte.”

(trecho do livro O Último Suspiro do Mouro, de Salman Rushdie, história fantástica de uma família hindu-lusa-judaica-árabe, que começa no sul da Índia, passa por Bombaim (a São Paulo da Índia) e termina no sul da Espanha, à sombra da encantadora fortaleza-palácio de Alhambra, em Granada. Foi o primeiro livro de Rushdie depois de ter sido condenado em 1988 à morte pelo aiatolá Khomeini, do Irã, por ter escrito Os Versos Satânicos. O Último Suspiro do Mouro tem ecos de Mil e Uma Noites e da literatura fantástica de Garcia Marquez, e é uma ode ao multiculturalismo e à mistura nacional, étnica e religiosa de nossos tempos.)

 

Anúncios
Esse post foi publicado em livros e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s