Biblioteca d’O Escriba

Estou tentando reunir aqui neste espaço obras que podem ser lidas online ou baixadas no seu computador. Tem de tudo um pouco: clássicos da literatura, livros raros já esgotados, biografias, livros de humor, políticos, de vanguarda. Aceito sugestões. Em alguns casos é só clicar no link para abrir o texto. Em outros, é preciso baixar um arquivo – em geral vêm com extensão .doc ou .pdf (o primeiro abre no Word, o segundo no Adobe Reader). Para salvar o arquivo em seu computador, clique no link com o botão direito do mouse.

Só peço uma coisa: não imprima os livros aqui sugeridos. Não é tão difícil assim ler no computador. Vc se acostuma, acredite. Boa leitura!

50 clássicos da literatura mundial para baixar gratuitamente – todos em português – Os ebooks estão disponíveis em PDF e podem ser lidos online ou baixados. Entre os autores da lista estão Dante Alighieri, Machado de Assis, Camões, Fernando Pessoa, Julio Verne e Eça de Queiroz.

Manual de Verificação: Um guia definitivo para a verificação de conteúdo digital na cobertura de emergências – Manual do Centro Europeu de Jornalismo, editado por Craig Silverman, editor do “Regret The Error”, the Poynter Institute.

O Leitor Comum – livro de Virginia Woolf , de 1925, em que discute a arte da leitura, o prazer de se ler clássicos de Montaigne, Dostoievski, Shakespeare, Tchecov, Defoe e outros – principalmente quando se está livre de obrigações acadêmicas e/ou profissionais.

Guerra e Paz – romance do escritor russo Leon Tolstói publicado entre 1865 e 1869, que conta a história da Rússia durante a invasão de Napoleão Bonaparte ao país. É uma das maiores obras da literatura mundial.

Vigiar e Punir: nascimento da prisão – livro do filósofo francês Michel Foucault, publicado em 1975, que discute os mecanismos teóricos e sociais que alteraram os sistemas penais da era moderna e analisa a vigilância e a punição do aparelho estatal (escolas, hospitais e prisões).

Ulisses – Livro de James Joyce, publicado em 1922. Considerado um dos livros mais difíceis da literatura mundial. A primeira tradução no Brasil é de 1966, feita por Antônio Houaiss. Não encontrei esta para publicar aqui, então segue uma de Caetano Galindo, de 2012 – a mais recente.

Sem Logo – Livro de Naomi Klein, jornalista, escritora e ativista canadense, publicado em 2002, sobre o reino das marcas comerciais e suas influências negativas na cultura, trabalho, educação e relações pessoais.

Contos de Machado de Assis – Blog que reúne todos os contos já publicados pelo escritor carioca, como A Cartomante, História de Uma Fita Azul, Ideias de Canário e O Melhor Remédio.

Poesia Moderna Russa – Antologia publicada originalmente em 1968 pela editora Civilização Moderna, com poemas traduzidos pelos irmãos Campos (Haroldo e Augusto) e Boris Schnaiderman (que acrescentou outros poemas na edição de 1991 do livro).

A Desobediência Civil – Manifesto publicado em 1848 pelo escritor e filósofo americano Henry David Thoreau. O texto influenciou ações de Gandhi, Martin Luther King e Greenpeace.

Direito, Tecnologia e Cultura – Livro do advogado Ronaldo Lemos, representante brasileiro da licença Creative Commons, publicado em 2005 pela Editora FGV. Encontrei no Overmundo.

Manual do Arquiteto Descalço (parte 1 e parte 2) – O holandês Johan van Lengen, papa da bio-arquitetura, dá o caminho das pedras para se construir uma casa ambientalmente correta.

Portal Domínio Público – Obras completas, em português, de Shakespeare, Monteiro Lobato, Machado de Assis e Fernando Pessoa, e livros de Franz Kafka, João do Rio, Alexandre Dumas Filho, Dante Alighieri e Augusto dos Anjos, entre outros.

William Shakespeare – página com várias obras do bardo inglês, para download.

Livros em PDF para baixar: A Voz do Fogo (Alan Moore), Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), Laranja Mecânica (Anthony Burgess), A Autoridade e o Indivíduo (Bertrand Russel), Clube da Luta (Chuck Palahniuck), a série do Elio Gaspari sobre a ditadura militar no Brasil, Lutando na Espanha (George Orwell), Uma Nação de Idiotas (Michael Moore), A Nova Guerra contra o Terror (Noam Chomsky) e muitos outros.

Fictorama – o pessoal do Ovelha Elétrica publicou online alguns contos de ficção-científica. Tem Arthur C. Clarke, Edgar Allan Poe, Ray Bradbury e William Gibson.

Obras completas de Charles Darwin – Página mantida pela Universidade de Cambridge com farto material sobre a vida e a obra do naturalista – livros como A Origem das Espécies (todas as edições, de 1859 a 1872) e a primeira versão da obra Teoria da Evolução podem ser lidos online ou baixados de lá, bem como fotos, cartas, manuscritos, etc.

A Ilha Tipográfica – Livro infantil, com CD de jogos interativos. Primeiro de muitos (assim espero) da editora Olhares. No site, além do livro pra baixar, tem papel de parede, jogos e desenhos pra colorir – além de uma aula sobre tipografia.

Biblioteca bolivariana do governo da Venezuela – uma boa fonte de livros de autores latino-americanos. Todo o acervo pode ser baixado em arquivos pdf. Entre os títulos, Literatura y Estetica, do jornalista peruano José Carlos Mariátegui, e A Nova Universidade, Um Projeto, de Darcy Ribeiro.

Fausto, de Goethe – Obra-prima do escritor alemão, em tradução portuguesa do século 19. Não precisa baixar arquivo algum, é clicar e ler.

Natural Capitalism (Creating the Next Industrial Revolution) – Livro dos ambientalistas americanos Paul Hawken, Amory Lovins e L. Hunter Lovins sobre as lucrativas oportunidades que o desenvolvimento sustentável nos oferece. Dá para ler online ou baixar arquivos .pdf – ao gosto do freguês.

Obras completas de Edgar Allan Poe – Página da Sociedade Brasileira para Apreciação de E. A. Poe, cuja indicação peguei lá na comunidade dedicada ao escritor americano no Orkut. Tem contos, poesias, biografia e até vídeos (como o sensacional Vincent, de Tim Burton, uma animação sobre um garoto que queria ser Vincent Price! Narrado pelo ator).

Clássicos da literatura americana – Romances e contos de escritores do naipe de Mark Twain, Nathaniel Hawthorne, Jack London, Stephen Crane, Edgar Allan Poe, Bret Harte e outros. Clique aqui e leia Moby Dick (or The Whale), de Herman Melville, no original.

Project Gutenberg – Catálogo online de centenas de livros criado em 2003 por Michael Hart, que inventou o eBook em 1971. É colaborativo (produzido por voluntários), totalmente gratuito, vive de doações e já gerou um filhote, o Project Gutenberg Europe. Dá pra pesquisar pelo nome do livro, do autor e pelo idioma original. Os textos podem ser baixados até para smartphones.

Obras complestas de George Bernard Shaw – livros de ficção, não-ficção e peças teatrais do autor irlandês.

Manual da Pentax Auto 110, a menor e mais versátil câmera fotográfica automática de todos os tempos. Clique com o botão direito do mouse no link e salve o arquivo pdf no seu computador.

Obras completas de William Blake traz dezenas de pinturas e gravuras desse artista inglês do século 18. Mas ele também era um baita poeta e por isso a indicação é 2 em 1 – confira aqui página na internet com a obra poética completa de Blake.

Contos Fantásticos de Guy de Maupassant, que era um dos mestres desse estilo, um Edgar Allan Poe francês, digamos assim. Encontrei ainda outros contos dele online: Solidão e A Noite (neste caso, em francês, pardon…) e O Horla.

3 respostas para Biblioteca d’O Escriba

  1. vani disse:

    Adorei revisitar o território mágico d’O Escriba 😉

  2. anafigueredo disse:

    Muito obrigada pelas dicas.
    Felizmente um site útil em todos os sentidos.
    Gratidão imensa por compartilhar conosco tanta preciosidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s