O doodle do Google de hoje é em homenagem ao pintor russo Василий Кандинский (Wassily Kandinsky), nascido em Moscou (1866) e morto em Neuilly-sur-Seine, França (1944), professor da escola Bauhaus e considerado o pai da arte abstrata.
Sempre curti, mas virei fã de carteirinha depois da exposição 500 Anos de Arte Russa, que levou 350 obras para a Oca do Parque do Ibirapuera em 2002. Kandinsky e outros vanguardistas russos, como Chagall, ganharam uma seção especial na Oca e lá passei boa parte do tempo de minha visita. Se, como diz Kandinsky, “a cor é a tecla. O olho é o martelo. A alma, o piano de inúmeras cordas”, então naquela tarde em São Paulo fui invadido por uma sinfonia e tanto.
O CCBB de Brasília tá com uma exposição bem interessante sobre Kandinsky, “Tudo Começa Num Ponto” que, além de mostrar a transição do pintor para arte figurativa para a abstrata, de maneira radical, dá detalhes sobre como o primitivismo e xamanismo mongol e siberiano inspiraram o artista. São mais de 150 peças, entre quadros dele, de artistas contemporâneos que o influenciaram e de itens xamânicos de um colecionador italiano. Já visitei umas três vezes. Gosto da música que Kandinsky oferece em seus quadros. É música pros meus olhos.
Interessante.
Show.