Kandinsky é música para os olhos

kandisnky

O doodle do Google de hoje é em homenagem ao pintor russo Василий Кандинский (Wassily Kandinsky), nascido em Moscou (1866) e morto em Neuilly-sur-Seine, França  (1944), professor da escola Bauhaus e considerado o pai da arte abstrata.

Sempre curti, mas virei fã de carteirinha depois da exposição 500 Anos de Arte Russa, que levou 350 obras para a Oca do Parque do Ibirapuera em 2002. Kandinsky e outros vanguardistas russos, como Chagall, ganharam uma seção especial na Oca e lá passei boa parte do tempo de minha visita. Se, como diz Kandinsky, “a cor é a tecla. O olho é o martelo. A alma, o piano de inúmeras cordas”, então naquela tarde em São Paulo fui invadido por uma sinfonia e tanto.

O CCBB de Brasília tá com uma exposição bem interessante sobre Kandinsky, “Tudo Começa Num Ponto” que, além de mostrar a transição do pintor para arte figurativa para a abstrata, de maneira radical, dá detalhes sobre como o primitivismo e xamanismo mongol e siberiano inspiraram o artista. São mais de 150 peças, entre quadros dele, de artistas contemporâneos que o influenciaram e de itens xamânicos de um colecionador italiano. Já visitei umas três vezes. Gosto da música que Kandinsky oferece em seus quadros. É música pros meus olhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em arte e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Kandinsky é música para os olhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s