Playlist: Sons do deserto africano

Compartilhando uma playlist que fiz aqui pra juntar os sons árabes, tuaregs e afins que vou descobrindo por aí. O primeiro da lista é o Sinouj, grupo multiétnico de Madri, que faz um som eletro jazz funk afromediterrâneo, com músicos da Espanha, Tunísia, Nigéria e Itália. Escutei no blip.fm, fui atrás de outros sons deles e selecionei os que mais gostei.

Bombino (de Agadez, no Niger) e Tinariwen (Mali), legítimos representantes do som tuareg bérbere do norte da África vêm em seguida, com suas ásperas guitarras e cantos de liberdade. Os dois já conheço há tempos e sempre recomendo pra quem tá a fim de curtir algo diferente.

Inclui também duas músicas do Robert Plant-Jimmy Page, gravadas no Marrocos com músicos locais. E por fim, Aziz Sahmaoui & University of Gnawa, que mistura melodias marroquinas e senegalesas com música tuareg bérbere e o gnawa, fusão das tradições sufis com influências da África ocidental.

Vou incrementando a lista conforme for achando novos sons. Se você tem alguma sugestão, deixa na área de comentários!

PS – Novas inclusões: Amadou & Mariam, dupla de cantores deficientes visuais do Mali, que já fez parceria com Manu Chao; Ali Toure Farka, cantor e guitarrista do Mali considerado um elo entre a música tradicional de seu país e o blues americano; Rachid Taha, cantor franco-argelino que fez uma versão brilhante de Rock The Casbah, do Clash; e duas músicas de Songhoy Blues, grupo de Timbuktu, no Mali.

PPS – Um documentário sobre a música do Mali, o blues do deserto, Sahel Calling:

PPPS – E minha amiga Márcia, antenada que só, me deu a dica do Festival au Désert, que acontece anualmente em Timbuctu, no Mali, com músicos de todo norte da África. O de 2014 foi cancelado por falta de segurança, e o de 2015 parece que está se transformando numa caravana cultural, juntando três festivais – o de Taragalte (M’hamid, no Marrocos), do Deserto (Timbuctu, Mali) e sur le Niger (Ségou, em Mali). Para financiar o projeto, apostaram no crowdfunding – e conseguiram!

Anúncios
Esse post foi publicado em musica e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s