Morre Hurricane Carter, boxeador preso 20 anos por crime que não cometeu e inspiração de música de Dylan

hurricane
Uma das músicas mais famosas do Bob Dylan, Hurricane (do disco Desire, de 1976), foi inspirada num caso policial que ganhou as manchetes de todos os jornais americanos à época e privou o boxe de um grande campeão. Em 1966, o pugilista Rubin Carter, conhecido pela força dos golpes, que em geral resultavam em nocautes no primeiro round, foi preso, acusado de triplo homicídio em um bar de Nova Jersey (EUA). Apesar das poucas evidências, foi condenado há 20 anos de prisão, juntamente com um amigo que estava em seu carro quando a polícia os deteve.

Carter teve uma infância das mais violentas, foi preso diversas vezes na ‘Febem’ americana por assaltos e agressões, era um moleque pra lá de complicado. Decidiu lutar boxe quando foi solto em 1961, iniciando uma carreira promissora, interrompida pela falsa acusação, que tinha fortes componentes de preconceito racial e social – afinal, quem mais poderia ter cometido um crime tão violento? Só um jovem negro com histórico de violência e passagens pela polícia e reformatórios, claro… #not

A história inspirou Bob Dylan a escrever a música Hurricane, cuja letra praticamente conta o caso na íntegra. E vendo o vídeo abaixo, com imagens de lutas de Carter, faz todo sentido a afirmação de Dylan de que a prisão interrompeu a carreira de um provável campeão mundial de boxe.

filme

Em 1999, a história virou filme estrelado por Denzel Washington (veja o trailer abaixo).

E o ex-campeão mundial dos peso-pesados, Mike Tyson, registrou sua homenagem no Twitter: “Perdemos um grande homem hoje, Rubin ‘hurricane’ Carter, o pugilista que foi equivocadamente acusado e se tornou um símbolo da injustiça racial. RIP”

mike

Anúncios
Esse post foi publicado em boca no trombone, esporte, musica e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Morre Hurricane Carter, boxeador preso 20 anos por crime que não cometeu e inspiração de música de Dylan

  1. Pingback: Primeira apresentação ao vivo de Hurricane, música-denúncia de Bob Dylan | O Escriba

  2. Pingback: Feliz aniversário, Mr. Dylan | O Escriba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s