Achei meu presente de Natal: um livro de literatura fantástica

(clique na imagem para ver como o livro é por dentro)

Já estava desistindo de me dar algum presente este ano mas a Cosac Naify me salvou aos 45 do segundo tempo. Recebi hoje um email deles com um cupom de desconto (50%) e lá fui eu no site da editora ver o que tinha de bom (e barato, porque as vacas ainda estão magrinhas…).

De cara me deparo com os dois volumes da série Caixa Photo Poche, com fotos do Robert Capa, Cartier-Bresson, Koudelka, Man Ray e outros. Tentador, mas o preço (R$ 169), mesmo considerando que pagaria apenas a metade, me fez segurar a onda. E de clique em clique pelo site cheguei a esta maravilha, Antologia de literatura fantástica, uma coleção de contos fantásticos com curadoria de mestres como Borges e Bioy Casares (confesso que não conheço Silvina Ocampo, mas por estar em tão boa companhia imagino que seja fera também).

Estou feliz porque sou muito fã de literatura fantástica. Tenho vários livros do gênero, com destaque para Contos Fantásticos do Século XIX escolhidos por Italo Calvino. Foi este livro que me apresentou a Jan Potocki, autor, nobre e militar polonês conhecido por um dos textos mais incríveis e intrincados da literatura mundial, Manuscritos Encontrados em Zaragoza, um romance gótico que faz um incrível retrato da Espanha do século 17.  Foi adaptado ao cinema na década de 1960, por um diretor também polonês – veja um trecho abaixo:

A coletânea organizada por Calvino começa justamente com um conto do Potocki, História do Demoníaco Pacheco – que por sua vez faz parte do romance Manuscritos Encontrados em Zaragoza. É de deixar em pé todos os pêlos do corpo.

Enfim, tô mais feliz do que pinto no lixo. Ho ho ho 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em livros e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Achei meu presente de Natal: um livro de literatura fantástica

  1. Eu li a edição americana dessa antologia, com prefácio da Ursula K. LeGuinn.
    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Book_of_Fantasy
    Aparentemente, um dia estavam os três, Borges, Casares e Ocampo (que era casada com o Casares) conversando sobre os seus contos fantásticos preferidos, e daí surgiu a ideia da antologia. Depois descobri que a edição americana é ligeiramente diferente da original – mesmos autores, mas alguns contos são diferentes.
    PDF da edição original: http://losdependientes.com.ar/uploads/4dfw3todtt.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s