Como sempre acontece quando alguém famoso morre, o líder sul-africano ganhou manchetes elogiosas em veículos de todo o mundo nesta sexta-feira, como bem merece. Mas a maioria dos jornais, especialmente os brasileiros, fizeram de tudo para esconder quem realmente era Nelson Mandela: um líder revolucionário de esquerda, pró Cuba e Palestina, anti imperialismo e crítico das ações americanas e israelenses pelo mundo.
Afinal, se tem uma coisa que a grande imprensa faz bem é maquiar a realidade de acordo com seus interesses.
Vejamos as frases:
Sobre a invasão americana ao Iraque
“Se há um país no mundo que cometeu atrocidades inomináveis no mundo, é os Estados Unidos. Eles não se importam com seres humanos.” (fonte: CBSNews)
Sobre Israel
“Israel deveria desistir de todas as áreas que ganhou dos árabes em 1967, e em especial Israel deveria desistir completamente das Colinas de Golã, do Sul do Líbano e da Cisjordânia.” (fonte: JWeekly.com)
Sobre a invasão americana ao Iraque
“Tudo que o sr. Bush quer é o óleo iraquiano.” (fonte: CBSNews)
Sobre Fidel Castro e a revolução cubana
“Desde o princípio, a Revolução Cubana também foi uma fonte de inspiração para todas as pessoas amantes da liberdade. Nós admiramos os sacrifícios do povo cubano em manter sua independência e soberania em face à campanha imperialista orquestrada para destruir o ganho impressionante da Revolução Cubana. Vida longa à Revolução Cubana! Longa Vida ao camarada Fidel Castro.” (fonte: lanic.utexas.edu)
Sobre o ditador Muammar Kadafi
“É nosso dever apoiar nosso líder-irmão… principalmente levando-se em conta as sanções que não atingem apenas ele, mas também a população líbia em geral… nossos irmãos e irmãs africanos.” (fonte: The Final Call)
Sobre a preparação dos Estados Unidos para invadir o Iraque em 2002
“A atitude dos Estados Unidos é uma ameaça à paz mundial” (fonte: Newsweek)
Sobre o estado palestino
“As Nações Unidas tomaram uma medida forte contra o apartheid e, ao longo dos anos, um consenso internacional foi construído, o que ajudou a acabar com esse sistema. Mas nós sabemos muito bem que nossa liberdade é incompleta sem que haja liberdade para os palestinos.” (fonte: CBSNews)
(Fonte: BuzzFeed)
A imprensa mundial, subordinada aos Estados Unidos, durante muito tempo, tratou Mandela como bandido, terrorista, uma ameaça à ordem mundial. Só quando ele saiu da cena ativa, é que virou símbolo de luta contra desigualdade.
Como sempre… a história sempre se repete
TEM VERDADES QUE A GRANDE IMPRENSA ESCONDE OU MANIPULA DESONESTAMENTE. A HISTORIA HÃ DE FAZER JUSTIÇA, DESDE QUE NÃO VENHA A SER FEITA SOMENTE PELOS VENCEDORES. PARABENS A QUEM SE LEMBROU E COLOCOU AQUI ESTAS FRASES DE MANDELA QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR….
Com a internet, a historia pode ser também dos vencidos… 😉
a internet é o porta voz dos esquecidos
A internet é o porta vóz dos esquecidos.
Como sempre, depois que o ser humano morre, ele via Santo. Com as pessoas públicas, não é diferente. Precisamos de ídolos.
A morte a todos absolve, dizem uns e outros. E nao sei se precisamos de ídolos… veja a quantidade deles que temos por aí hoje – ok, são idolos de plástico, mas vai dizer isso pra quem idolatra…
São mecanismos para desviar atenções e apagar a imagem do progenitor. Nosso primeiro herói é nosso pai, abaixo de Cristo, para os cristãos.
Mandela foi reconhecido em vida ser um grande líder, um homem de uma superioridade e nobreza que nem 27 nos de prisão conseguiram abalar sua opção pela paz, justiça social e solidariedade…. Ele é um EXEMPLO e o melhor o sec XX e quiça do sec. XXI
horrores dos homes – Que humanidade é essa que deixa um missionário 27 anos encarcerado. 27.
QUANTAS MENTIRAS A IMPRENSA NOS APRESENTA E QUANTAS VERDADES ESTÃO OCULTAS / DEMAGOGIA BARATA , E TEM GENTE QUE ACREDITA NA REDE GLOBO POR EXEMPLO.
Será que ele estava errado? Ou somos nós que estamos?
Todo mundo pode estar certo ou errado, dependendo do ponto de vista e práticas, nao acha Celeste? A guerrilha foi certo naquele momento na África do Sul? Foi certo Cuba ajudar na guerrilha? Os Estados Unidos ajudam quando lhes interessa, confere?
engraçado que a fonte de 4 dessas frases é da própria grande imprensa americana, ou melhor, mundial, não é mesmo. CBS / Newsweek. Logo, não veremos, já vimos né!
Verdade, Douglas! Nem todos são da grande imprensa americana, mas sim, alguns publicaram. Eu pensei em grande imprensa brasileira quando escrevi, mas o título não condiz. Valeu pelo toque!
Incrível como os Americanos manipulam o mundo inteiro de acordo com seus interesses. Qual a diferença entre Nelson Mandela e Osama Bin Laden ? Os ideaís deles para os seus povos eram muito diferentes? Porque um santificado e outro asassinado ?????
Para muitos, Bin Laden é herói. E Mandela foi considerado terrorista pelos EUA até 2008…
Talvez Mandela não precisasse ser um terrorista. Talvez bastava que fosse aos opressores do povo, aos que tratavam o povo negro como cachorros (ou pior que isso), como vira-latas leprosos, indignos de ocupar o mesmo espaço e pedisse gentilmente que devolvessem a dignidade violentamente negada. Talvez devesse pedir que lhes dessem “por gentileza” o direito de se sentirem seres humanos e não “semoventes”. Cada um luta com as armas que tem e de acordo com o inimigo que enfrenta. Direita ou esquerda, não to nem aí pra isso, o que chateia é que quando são bombas sobre o Japão ou Afeganistão as mortes de crianças são “efeitos colaterais”. Quando são a reação de um povo subjugado e tratado como animais, são atrocidades. Mandela reagiu conforme as circunstancias se lhe apresentaram. Reagiu com violência contra a violência. Mas quando podia, enfim retaliar, estendeu a mão ao antigo inimigo e defenestrou a vingança. Eis porque o mundo o celebra agora. Concordo que não devemos esquecer que agiu com extrema violência, mas defendo que não esqueçamos, também, o que motivou tal violência.Ah e antes que me apedrejem quero lembrar que sou ambidestro, ou melhor, não sou direita nem esquerda.Condeno as atrocidades seja de que lado forem. Sou humano e contra qualquer violência. Não acho que a violência seja um mal necessário. A VIOLENCIA É SÓ UM MAL!
Que ninguém se iluda, pois a imprensa é quase sempre tendenciosa a favor de quem está no poder e quando não, é porque estão de olho em outro que poderá assumir o poder e lhes proporcionar maiores favores ainda…
Essa não entendi o fato de ele ser “um líder revolucionário de esquerda, pró Cuba e Palestina, anti imperialismo e crítico das ações americanas e israelenses pelo mundo.” é exatamente o que faz dele um exemplo para o mundo!!! Vão estudar história pelo amor de Deus. Post ridículo!!!
acho q vc não entendeu xongas… e tô com baita preguiça de te explicar… 🙂
Martin Luther king. Malcolm X, Lincoln, Mandela e atualmente Joaquim Barbosa, a raça é uma só, a raça humana, cada qual com seus valores na história. O que mudou foram as atitudes de acordo com suas épocas, tem muita coisa ainda por vir, muitos direitos a serem conquistados, se com guerra ou com paz, a luta tem que continuar, afinal, os valores de cada povo tem que ser respeitado…Quem com ferro fere com ferro será ferido…A pior violência existente é ignorância de um povo.
colocar Joaquim Barbosa nessa lista é muita forçação de barra… de resto, assino embaixo!
Eu acho que Mandela, pode dizer o que São Paulo disse a mais de dois mil anos.
“COMBATI O BOM COMBATE’
a quantidade de burrice por metro quadrado no espectro da esquerda é impressionante. tão grande quanto a mentira do “madiba”. chupem essa manga. camarada fidel, puta q me pariu.
caramba, Carlos! Seus argumentos são irrefutáveis! PArabens pela clareza de ideias e educação exemplar!