Sustentabilidade no Campus Party já!

Aí estou eu sentado numa cadeira feita com garrafas pets (cortesia do pessoal do Ecoblogs), atualizando meu blog no Campus Party, quase meia-noite de terça-feira, às vésperas da viagem que fiz hoje para Belém, onde estou no momento escrivinhando. Sobre o evento eu escrevi no post abaixo, mas quero agora falar um pouco do que me deixou um pouco chateado lá: a falta de respeito e consciência ambiental dos organizadores do evento e também dos ‘campuseiros’.

Para se ter uma idéia, as poucas latas de lixo dedicadas aos recicláveis estavam entulhadas com tudo quanto é lixo, tudo misturado. A Paula levantou essa bola (e outras) lá no Rastro de Carbono e eu assino embaixo.

O que adianta falar de software livre, da importância de se manter a internet aberta e livre, da troca de informações, do desenvolvimento de ferramentas que facilitam nossa vida, e não prestar atenção a um item tão básico quanto a sustentabilidade do evento? Prometeram plantar árvores no ano passado para compensar o impacto ambiental do evento, mas ficou na promessa – e de mais a mais, plantar árvores é um tipo de dízimo ambiental que não resolve nada e só serve para aliviar a consciência dos que estão na verdade cagando e andando para o meio ambiente.

O Campus Party ganharia em credibilidade se prestasse mais atenção ao assunto, que está na agenda do dia de todos atualmente. Um evento desse tamanho não pode virar suas costas para o tema. E seus participantes muito menos.

Vamos pensar grande, pessoal! Vamos dar um salto de qualidade para o Campus Party 2010! Reciclagem de todo e qualquer lixo ali produzido, inclusive o eletrônico, geração de energia por fontes solares ou eólica, uso racional da água, alimentação orgânica, e por aí vai. Vamos promover o futuro, não ficar agarrado ao passado.

Esse post foi publicado em Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Sustentabilidade no Campus Party já!

  1. Vou dizer que esperava um salto de qualidade do ano passado para este ano… Parece até que houve um, mas em direção a descida.
    Obrigada por participar também desse movimento!
    Paula

  2. escriba disse:

    Imagino, Paula… mas conte comigo para divulgar açoes nesse sentido e por a boca no trombone tambem!

    valeu!

  3. que feio! o Mínimo que eu esperava desse bando de geeks era uma consciência ecológia.
    tsc tsc.
    Abração Jorge.
    Eai, quando vamos fazer uma revolução neste WP hehee

  4. Tem a onda da TI (tecnologia da informação) verde. Tem tb uma contestação do consumismo – nerds fãs de gadgets cheios de metal pesado e arsênio no plástico – e das empresas que produzem sem se preocupar com o ambiente.
    Mas, isso – pra variar – ainda não chegou no Brasil. Por aqui, consciência ambiental é falar bem do Asus de bambu.
    O Brasil está atrasado. Estamos no deslumbramento ainda. Falta muito para a consciência.

  5. Jovem disse:

    Pô, uma coisa tão básica como essa! Nota zero pro Campus Party nesse quesito então!!! Boa cornetada, Escriba!

  6. escriba disse:

    ô gilberto, eu gostaria de saber mais ssobre TI verde, o que vc indica pra eu começar?
    Valeu, Jovem!

  7. escriba disse:

    tiago,

    eu to meio durango kid pra fazer qq coisa nele agora, mas po, faz uma sugestao ae! Eu ainda quero um calendario na faixa lateral da pagina…
    abração!

  8. sustentabilidade.net - O Escriba » Sustentabilidade no Campus Party já! disse:

    sustentabilidade.net – O Escriba » Sustentabilidade no Campus Party já!

    […] passado para este ano… Parece até que houve um, mas em direção a … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

Deixe um comentário