Engarrafamento aéreo

O vídeo acima mostra um dia típico de tráfego aéreo no mundo. É bizarro… Se fizessem um de embarcações que cruzam os oceanos seria algo muito parecido, talvez menos intenso.

Será que precisamos mesmo de tantos vôos cortandos os céus (e emitindo toneladas e mais toneladas de CO2 na atmosfera)? Não está na hora de remodelarmos o sistema de transporte mundial, priorizando meios menos impactantes no meio ambiente, como os trens?

Há quem argumente que viajar é preciso por conta de reuniões de trabalho e turismo, principalmente. Mas com tanta tecnologia que permite conferências online, essas reuniões podem ser feitas com cada um em seu lugar. E o turismo local, de vizinhança, pode ser tão ou mais interessante do que ir pro outro lado do planeta.

Stay grounded!

Anúncios
Esse post foi publicado em Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Engarrafamento aéreo

  1. Graças às pressões da indústria automobilística da déc de 50-60 e ao interesse do presidente Juscelino Kubitschek, hoje temos apenas 3 linhas em funcionamento. As duas mais importantes talvez nem existissem se não fosse a obrigação contratual, da Companhia Vale de mantê-las em operação. A 3° é de curitiba a paranaguá, mas com fins turísticos. Deixamos de transportar 4,3 milhões de passageiros (1996) para 1,5 milhão em 2005. Incentivar o individual de carros é lastimável…

  2. escriba disse:

    pois é, espero que agora as prioridades mudem… pensar globalmente, viajar localmente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s