Livro reúne fotos de carros solitários dos anos 70 em Nova York

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre 1974 e 1976, o fotógrafo Langdon Clay percorreu as ruas de Nova York durante a noite para registrar velhos carangos (gíria da época para carrões), alguns em estado bem duvidoso, quase abandonados. Essa série de fotos foi publicada no final do ano passado num livro (Langdon Clay: Cars: New York City, 1974–1976) com 115 imagens – aqui, para comprar na Amazon.

Clay fotografou os carros com uma câmera Leica, tripé, lente de 40mm e filme Kodachrome, sempre com longas exposições (ou seja, velocidade muito baixa de obturador, o que dá um ar meio fantasmagórico para os ambientes ao redor dos carros). A premissa, básica: um carro, uma rua, um cenário de fundo. E as cores da noite.

“Eles são os reis da noite, aqueles Charges, Gremlins, Checkers, Galaxies 500, Fairlanes, Sables, Rivieras, LeSabres e Eldorados. Eles exibem sem vergonha alguma seus amassados, ferrugem e portas empenadas.”

Sempre que vejo um carro antigo, principalmente anos 70 ou 80, eu paro para admirar. São guerreiros sobreviventes, e têm um charme particular. Já tive minha cota de carros antigos – Marea, Kadett, Fusca, Gol bolinha, Parati – mas se algum dia voltar a ter um carro, certamente será uma dessas valorosas latas-velhas. Tipo uma Variant mostarda que vi certa vez na rua João Moura, em Pinheiros (SP). O cara queria 15 mil irreais – ficou querendo…

(fonte: Hyperallergic)

Anúncios
Esse post foi publicado em carro, fotografia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s