Novo livro da escritora, jornalista e ativista canadense Naomi Klein discute os desafios que as mudanças climáticas nos impõem e o que podemos fazer para enfrentá-los. A questão, ela frisa, vai muito além dos gases do efeito estufa, aquecimento global, ciência climática: é sobre capitalismo e sua ação predatória e inconsequente sobre o planeta e seus recursos naturais – e nossas vidas, evidentemente. O livro gerou um documentário filmado em nove países ao longo de quatro anos, dirigido por Avi Lewis.
“Esqueça tudo que você pensa que sabe sobre aquecimento global. A verdade realmente inconveniente é que não se trata de carbono – é sobre capitalismo. A verdade conveniente é que podemos usar essa crise existencial para transformar nosso falido sistema econômico e construir algo radicalmente melhor.”
Naomi, autora de outros dois livros fundamentais (No Logo e A Doutrina do Choque, que também virou filme documentário), é uma das pensadoras mais importantes e interessantes da atualidade. Suas análises geopolíticas e econômicas do status quo são precisas e reveladoras. Fundamental para se entender o mundo de hoje.