Trecho de A Noite, conto de Guy de Maupassant

noite

“Amo apaixonadamente a noite. Amo-a como amamos nossa pátria, ou nosso amante, com um amor instintivo, profundo, invencível. Amo-a com todos os meus sentidos, com meus olhos que a contemplam, meu olfato que a respira, meus ouvidos que escutam o silêncio, com toda minha carne, que as trevas acariciam. As calhandras cantam ao sol, no espaço azul, no ar tépido, no ar leve das manhãs claras. O mocho voa à noite, mancha negra que corta o espaço negro e, satisfeito, embriagado com a negra imensidade, solta seu grito vibrante e sinistro.

O dia cansa-me e entedia-me. É brutal e barulhento. Reluto em levantar-me, visto-me com enfado, saio a contragosto, e cada passo, cada movimento, cada gesto, cada palavra, cada pensamento, tudo me cansa como se eu erguesse um peso esmagador.

Mas quando o sol se põe, invade-me uma alegria confusa, uma alegria de que participa o meu corpo inteiro. Desperto, animo-me. À medida que a sombra se adensa, vou-me sentindo outro, mais jovem, mais forte, mais disposto, mais feliz. Vejo condensar-me a grande e doce sombra que cai do céu: ela inunda a cidade, tal uma onda imperceptível e misteriosa, oculta, apaga, anula as cores, as formas, comprime as casas, os seres, os monumentos com o seu toque sutil.

Então tenho ímpetos de gritar de prazer, como as corujas, de correr pelos telhados, como os gatos; e um intenso, um invencível desejo de amor acende-se nas minhas veias.”

guy(Trecho do conto A Noite, de Guy de Maupassant, considerado o pai do conto fantástico. Publicou mais de 300 contos e vários romances e poesias. Trabalhou também como jornalista. Teve como tutor e amigo o escritor francês Gustave Flaubert, que o apresentou a escritores como Émile Zola e Ivan Turgueniev. Morreu aos 42 anos, num manicômio, onde foi internado após tentar o suicídio.)

Anúncios
Esse post foi publicado em livros e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s