Hasta Siempre, Comandante (na balada)

Quando Carlos Pueblas compos Hasta Siempre, Comandante na noite em que foi anunciado que Che Guevara havia deixado Cuba para seguir novos caminhos mundo afora, certamente não imaginava que sua canção teria 46 anos depois tantas versões, em tantas línguas.

A versão original de Puebla é uma guajira cubana típica. Mas fica linda também em tantos outros ritmos, do rock ao eletrônico – como essa do DJ Mendez, que como disse uma amiga no twitter, é pra deixar a revolução mais animada!

Eu já tinha escutado outras versões – a punk rock do Boikot, por exemplo – mas não tinha a menor ideia de que havia tantas delas, como pude comprovar neste blog, All Versions of Some Songs (Todas as Versões de Algumas Canções). Um belíssimo trabalho de pesquisa, que conta com a ajuda de internautas e amantes da música de todo o mundo, que enviam pra lá arquivos MP3 e histórias.

Até o momento, o blog reúne mais de 200 versões da música – em espanhol, inglês, alemão, grego, russo e até finlandês! O blog ajuda ainda a desfazer alguns mitos. Tipo: Victor Jara e Joan Baez nunca gravaram Hasta Siempre. Nem Chico Buarque. Você pode ouvir as músicas no próprio blog ou baixar o MP3. Ele também traz a história e as versões de outras canções. É um baú de preciosidades, vale guardar e consultar de vez em quando.

Anúncios
Esse post foi publicado em musica e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Hasta Siempre, Comandante (na balada)

  1. Dara Jones disse:

    Mais uma vez, venho em seu blog e encontro um post muito interessante e não conhecia esse blog com a diversas versões de musicas. Valeu!

  2. Anônimo disse:

    É muito bom, Dara! Vale garimpar – eu baixei uma penca lá!

  3. Mary disse:

    Oi,

    cheguei em seu blog, em trabalho e já não ouvia essas músicas tem muitos anos mesmo, valeu a partilha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s