Feliz aniversário, presidente Lula!


(Entrevista ao Canal Encuentro, da Argentina, para a série Presidentes de Latinoamerica)

Lula comemora hoje 65 anos, dos quais oito como presidente do Brasil. Nesse período transformou o país, provando ser possível haver crescimento econômico com distribuição de renda, justiça social e desenvolvimento sustentável. Sem medo de errar, afirmo: foi o melhor presidente da República que o Brasil já teve, superando dois outros ícones, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Muito poderia falar aqui do presidente, para quem trabalho com orgulho desde junho de 2009, coordenando o Blog do Planalto. Ao contrário do que se possa pensar, foram poucas as vezes que tive a oportunidade de falar com ele pessoalmente. Uma foi na apresentação do projeto do blog, quando a minha equipe mostrou o novo mundo da internet, blogs e redes sociais ao presidente (foto), que acompanhou tudo com a maior atenção, fazendo aqui e ali comentários sobre a evolução da produção e distribuição da informação pelas novas tecnologias. Tomei a liberdade, ao final da reunião, para mostrar a Lula uma das homenagens mais divertidas que a internet já produziu para ele, o Dancing Lula:

Outra ocasião foi quando levei meus filhos para conhecê-lo no gabinete provisório instalado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília. Poucos antes de entrar para uma reunião com a então ministra Dilma sobre o PAC, ele me recebeu e ao Martim e Sofia com simpatia e simplicidade, recebendo do meu filho um desenho de presente. Pediu a ele explicação do que estava desenhado e Martim, todo empolgado, deitou a falar! Foi divertido ver a cena!

Houve uma terceira vez, agora no primeiro turno da eleição deste ano, no Palácio da Alvorada, quando ajudei a monitorar a votação pelo país e dar relatórios curtos sobre quem estava sendo eleito. Na oportunidade dei ao presidente uma camisa que minha família fez na campanha de 1989, com a foto dele com o meu tio, Mário Lago, e uma quadrinha deste, que diz: “Fazer o céu com pouco a gente faz, basta uma estrela, uma estrela e nada mais.” – ver aqui.

Guardarei esses momentos com carinho no coração, porque tenho certeza de que dei minha contribuição para um país mais justo e democrático. Salve, Lula!

Anúncios
Esse post foi publicado em politica. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Feliz aniversário, presidente Lula!

  1. iran leonço disse:

    Linda homenagem! este é o Lula que viajou o mundo, fotografou ao lado de líderes e personalidades mais prestigiados do seu país e do mundo… mas você o apresenta aqui no seu retrato mais fiel…LULA JUNTO AO POVO…Que maravilha ver seu rosto ser acarinhado por mãos de trabalhadores e trabalhadoras simples…

  2. manoel de brito disse:

    Grandes momentos que devem mesmo ser guardados no coração. São impecáveis.
    Muito legal, Jorge!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s