Socialismo (anarquia?) digital

Nós subestimamos o poder que nossas ferramentas têm em remodelar nossas mentes. Realmente acreditamos que poderíamos construir e habitar colaborativamente mundos virtuais o dia inteiro, todos os dias, e não ter nossa perspectiva afetada? A força do socialismo online está crescendo. Sua dinâmica está se espalhando além dos elétrons – talvez para as eleições.

Assim termina o artigo O Novo Socialismo: Sociedade Coletivista Global está Vindo Online, publicada na revista Wired de maio do ano passado e que acabei de ler. Nele o autor Kevin Kelly defende que ferramentas como Twitter, Facebook, Wikipedia e Flickr não são apenas revoluções nas mídias sociais online, mas a vanguarda de um movimento cultural e social, que influencia nossas vidas no mundo real também. Elas estão mudando a maneira como interagimos com a internet, bem como o que esperamos de governos e empresas.

Eu iria além: acho que essa onda colaborativa pode ser a gênese de uma sociedade anarquista tão cantada em verso e prosa, mas que nunca vingou no mundo real. É claro que há hierarquia nos modelos apresentados pelo texto da Wired, mas essa cadeia de comando tende a ser cada vez mais fluida, horizontal, libertária. Esse é o espírito da internet.

Anúncios
Esse post foi publicado em comportamento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Socialismo (anarquia?) digital

  1. Hi, I’m newbie. Could you please recommend me any other site with more details? Thank you

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s