Triste rei do pop

E Michael Jackson morreu, aos 50 anos, vítima de parada cardíaca. A notícia fez travar vários sites na internet e inundou as capas dos principais portais de notícias do mundo. Atualizando:

Não à toa. Michael Jackson foi um dos artistas mais populares, talentosos, complexados, avacalhados e incompreendidos do cenário pop mundial. Não sou especialista em sua vida e obra, mas tenho minha teoria.

O sucesso, fama e riqueza vieram cedo para Michael Jackson, às custas de sua infância, o que gerou uma síndrome de Peter Pan (ou infantilismo). Sua vida infantilizada dá sinais disso. Quando estava no auge em 1984, apenas dois anos após o lançamento do álbum Thriller (o disco mais vendido da história da música), sofreu queimaduras de segundo grau no couro cabeludo durante a gravação de um comercial da Pepsi. Isso acabou de vez com seu cabelo ‘black’. Em seguida veio a descoberta do vitiligo que o fez tomar a polêmica, mas compreensível, decisão de fazer tratamento de despigmentação – muito comum em pessoas que têm esse problema. Daí para as plásticas para adequar sua face à pele branca foi um pulo. Agora, some-se a isso tudo o consequente escârnio da imprensa e de parte da opinião pública, que o acusaram de louco, ‘freak’, pedófilo, etc, e você tem um ser humano com um perfil psicológico completamente destruído, massacrado, arruinado. Diria que ele durou até muito, chegando aos 50 anos…

Essa é a minha versão. Quem quiser e tiver uma melhor, que conte outra.

Pra mim o que fica são os bailinhos embalados ao som de Michael Jackson que fui na minha adolescência, a reunião da família na sala de casa num domingo para ver a estréia mundial do videoclipe de Billie Jean, o moonwalk que tentei fazer inutilmente, a guitarra de Eddie Van Halen em Beat It, a narraçao tenebrosa de Vincent Price em Thriller (ver o texto aqui), os desenhos animados de Jackson 5 na TV e tantas outras imagens, algumas das melhores reunidas aqui no site da Life.

O resto é história.

Anúncios
Esse post foi publicado em musica. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Triste rei do pop

  1. leticiagondim@hotmail.com disse:

    michael jackson ,dificil pensar em sua morte é como se ele fizesse parte da vida de todos nos,como se ele fosse uma pessoa intima de nossas vidas e como se ele tivesse vida eterna, eu nao imaginava ele morto nunca pensei nisso, apesar de saber q todos moremos com michel é diferente
    um colega meu muito engraçado hj ao saber que michael jackson avia morido falou brincado pra mim e alguns colegas, fiquei sabendo q foi pq ele estava fazendo um tratamento para viver para sempre e pensando em michel jackson era como se a brincadera dele fosse possivel pois parecia que se tratando dele tudo podia ser possivel.

    so posso dizer que ele foi mais um entre raros q conseguio abalar o mundo e q cera lembrado eternamente ,

  2. André Sato disse:

    minha teoria:
    Assim como Elvis, Michael não morreu!
    Diante de tanta pressão que ele sofreu por tantos anos ele quis viver sua velhice em paz em uma ilha isolada, tomando aguinha de coco…

    x.o.x.o

  3. Mary disse:

    Eu diria que ele foi um gênio que não teve equilibrio para lidar com a sucesso/problemas/imprensa juntos.

    A impressão que ele me dava era que não se comportava como um adulto normal, acho que ele se refugiou em algum personagem e criou um mundo próprio onde era inatingível.
    E não tomava conhecimento de muita coisa a sua volta..
    Como de fosse uma eterna criança e nunca fosse crescer…
    Espero que ele encontre a Paz…

  4. Eliana disse:

    Concordo com tudo que vc disse…
    Aliás adoro a forma como vc coloca suas idéias, pensamentos… !!!
    Relembrei parte da minha infância, adolescência e juventude…fui ao show, dancei muito embalada pelas músicas dele.
    Fiquei sabendo ontem, mas estava no meio de uma bagunça e custei a acreditar.
    Hoje qdo assisti a matéria da globo, ao som de Been…fiquei muito emocionada.

  5. mosana disse:

    Verdade verdadeira.
    Concordo com vc.
    Infelizmente ele se foi, que sabe agora consegue ter paz?
    Kisses

  6. Fábio José de Mello disse:

    João Marcelo Bôscoli matou a charada:

    “Pode ser ou parecer uma limitação o tal lado humano, mas ao costurar sua fantasia em seu próprio corpo, Michael Jackson abriu mão de sua dualidade, da energia gerada entre os extremos e, consequentemente, de sua fonte criativa. Foi a morte mais lenta da história do show-business.”

    Confesso que não curtia muito o cara, Ou melhor, achava que não gostava. Eu ouço com frequência “Human Nature”, que de certa forma retratava o cara solitário e triste que ele era.

    Tomara que ele não seja lembrado pelas denúncias de pedofilia, mas que a história faça justiça com um dos maiores ícones pop de todos os tempos.

  7. Iben disse:

    Michael! Como tu, so tu. Adeus, paz a sua alma.

  8. Vera disse:

    Acho que ele revolucionou muita coisa, no passo no moonwalk na guitarra de Van Halen. Dancei muito com as músicas de Michael Jackson. Acho tbem que teve uma infância complicada, um pai que sempre colocava pra baixo, enfim ….. ele deixou coisas maravilhosas e o resto deixa pra lá ….

  9. Bruna disse:

    adorei como vc escreveu.

  10. Anônimo disse:

    Obrigado, Bruna!

    Vera, exatamente, o que fica é a obra do cara. A morte nos absolve a todos.

    Amén, Iben, amém!

    Leila, MJ vive no que produziu de melhor: música, composições, shows, dança.

    Fábio, O Boscoli realmente mandou bem!

    Obrigado pelo carinho, Eliana!

    Mosana, com certeza ele está em paz agora.

  11. Tania Oliveira disse:

    pra mim falar do MICHEL J.NAO SEI FICO TODA EMOCIONADA,PRA MIM ELE NUNCA VAI MORRE,O QUE TENHO A DIZER QUE ELE TENHA UM ETERNO DESCANSO,E PRA DIZER TMB QUE SEMPRE QUE EU PENSAR NELE VOU DAR UM SORRISO MAS TAMBEM INFILISMENTE AGORA VAI SER UM SORRISO UMA PERNA DE LAGRIMA.AMO-TE MICHEL J.4FEVER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s