Bob Dylan é a mensagem

Pensei: nunca vi Bob Dylan tocando Idiot Wind. Mas também nunca procurei. Pá-pum, achei esta preciosidade aí abaixo no YouTube: ele ao vivo durante a Rolling Thunder Revue, turnê americana de 75/76 iniciada logo após o fim das gravações do disco Desire (que acabou sendo lançado no meio do tour). O show do vídeo foi o penúltimo da turnê e considerado fraco pela crítica – estariam todos cansados da estrada e de si mesmos.

Pode ser, mas não me impressionou negativamente. Na verdade, senti a mesma energia de quando escutei Idiot Wind pela primeira vez. A música é de Blood On The Tracks, disco anterior a Desire, mas a versão da música aqui tá mais pro clima deste último. Dylan é craque nisso de dar novas roupagens a tudo que faz. O tempo todo. Fez isso quando subiu ao palco do Festival de Folk de Newport em meados dos anos 60 e apresentou uma eletrificação de seu som que assustou os que foram lá ver o trovador de beira de estrada de anos antes. Já vi reclamarem disso num show dele tempos atrás no Sambódromo, acho que de abertura pros Rolling Stones, que ele não toca ao vivo o mesmo som do disco/CP/MP3. Seria um desperdício. Bob Dylan dá conta na boa de reler sua própria obra. E ela assim fica exponencialmente maior enquanto estiver por aí, na estrada – como está. Música é ao vivo. A mídia não é a mensagem; as mensagens são a mídia.

Anúncios
Esse post foi publicado em cultura. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Bob Dylan é a mensagem

  1. Carla disse:

    Lindo e emocionante esse resgate de Idiot Wind.Obra-prima! Queria eu ter assistido a um show ‘fraco’ desse. #Xaropadageral# essa crítica da época.
    Valeu ‘Escriba’, por ter proporcionado tamanho alento a esses ouvidos necessitados de música com alma.

  2. escriba disse:

    De nada, Carla. Disponha!
    Música boa tem mais é que ser compartilhada – se bem que tenho um ciume danado dos meus LPs, CDs e quetais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s