Não teve polícia, chuva ou incêndio que derrubasse a ação que mandamos em Salvador, quase 6 quilômetros de sinais e placas amarelas pela avenida Bonoco (principal via de acesso à capital baiana), alertando para o perigo radioativo do transporte de urânio de Caetité até o Porto de Salvador. A equipe tava entrosada e deixou a mensagem redondinha pela cidade. Uma vez no porto, conseguimos bons depoimentos de estivadores que revelam a total falta de segurança no carregamento do yellow cake para o Canadá. Em breve, no youtube mais próximo de vc!
Ainda não dormi, estou 29 horas no ar – com intervalos para cochilos rapidos – e com a imprensa pra atiçar pro problema. Record, A Tarde, TV Aratu/SBT, Globo, TVE BA, Correio, tão engatilhados, Hoje o A Tarde veio com nova matéria com as lamurias da INB – responsável pela mina de urânio em Caetité.
Até agora, a estatal se limitou a fazer um forte trabalho de relações públicas – visitou a redação do A Tarde, tem circulado um carro de som por Caetité com musiquinha falando que urânio não faz mal e é natural… Mas se ela não se mexe para identificar o problema da contaminação radioativa da água em Caetité e dar assistência à população, o Ministério Público Federal está fazendo sua parte: marcou audiência pública na cidade do sertão baiano pro dia 6 de novembro, para a INB dar explicações e ouvir o que a população tem a dizer.
Enquanto isso, em Salvador City, a avenida Bonoco é um mapa ao ar-livre para a população identificar por onde ronda o perigo. As placas e sinais pintados no asfalto ficarão um bom tempo ainda visíveis para todos, pelo menos até o fim do rush da tarde. Melhor, impossível. Capaz de alguma placa sobreviver até mais tempo… Energia nuclear tem um ciclo perigoso e sujo: no início (mineração), meio (transporte, beneficiamento e enriquecimento) e fim (lixo radioativo).
No site do Greenpeace, algumas fotos da ação!
escriba, me filiei como colaboradora no G a poucas semans e ainda nao me familiarizei como portal, vcs tem indicadores de desempenho das campanhas? onde encontro isso no site? obrigada, M.
O Escriba » Despressurizando
[…] energia, filmes Não sei se estou cansado. De volta a SP, depois de 30 horas no ar, ligado na ação em Salvador, sinto um misto de cansaço, sentimento de missão cumprida e um pouco de desapontamento – isto […]