Até que enfim é sexta-feira – tem Nina Simone no Netflix!

Nina Simone

Boa pedida pra noite desta sexta-feira: documentário What Happened, Miss Simone?, sobre a cantora Nina Simone. Ela é uma das figuras mais interessantes do século passado, referência para 10 entre 10 cantoras da atualidade e dona de um repertório invejável.

E Nina também foi uma ferrenha ativista feminista e por igualdade racial. Chutava o balde com uma elegância de dar gosto. Veja esse trecho de entrevista em que ela fala sobre liberdade:

Agora, não me peça pra indicar um som ou um disco pra conhecer melhor ela. Simplesmente não saberia dizer por onde começar. Na verdade, diria ‘escolha qualquer um’. Escreve ‘Nina Simone’ na busca do Youtube e vê o que aparece. Ou pega a coletânea de remixes abaixo, escolhe um dos sons e vê como era no original. Confie no aleatorismo, ele sempre funciona! 🙂

Tem esse outro remix também, de uma das músicas mais bonitas da Nina, que ficou sensacional:

Em tempo: acabei de ver o filme e é simplesmente phueda. Uma das cenas logo no início do documentário me pegou de jeito: a Nina cantando I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free totalmente entregue, livre leve solta, parece até incorporar algum espírito ancestral da música, levantando do piano e dançando na frente do palco.

E fuçando a área de comentários desse vídeo fiquei sabendo de um outro documentário, Nina, a Historical Perspective (1968), feito para a TV britânica.

Anúncios
Esse post foi publicado em musica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s