The Harder They Come, o Cidade de Deus jamaicano estrelado por Jimmy Cliff

Filme de 1972 estrelado por Jimmy Cliff, que praticamente ‘apresentou’ o reggae aos EUA e, depois, ao mundo. Cliff faz o papel de um traficante que tem aspirações musicais. Seu personagem foi inpirado em Rhyging, um criminoso famoso que viveu na capital da Jamaica nos anos 40.

ivanjimmyLançado nos Estados Unidos pela empresa do Roger Corman (rei dos filmes B), o filme não teve muito sucesso. O inglês falado pelos personagens é tão carregado de gírias e dialetos jamaicanos que o filme foi o primeiro na história a ser falado em inglês e ainda assim precisar de legendas. Mas a crítica curtiu: para a rede americana ABC de TV, por exemplo, The Harder They Come é “infinitamente mais inteligente que o Último Tango em Paris”, filme lançado no mesmo ano, com Marlon Brando e Maria Schneider.

É uma espécie de Cidade de Deus jamaicano, já que as favelas da capital Kingston foram usadas como cenário e muitos moradores e músicos locais aparecem representando eles próprios. O grande barato do filme são as cenas em que Cliff toca ao lado desses músicos, revelando suas habilidades como cantor. Além da miséria em que vive a população, o filme denuncia também os podres da indústria musical jamaicana, que vivia no início da década de 1970 um boom de sucesso pelo mundo.

A trilha sonora do filme é um primor e ajudou muito a difundir o reggae nos Estados Unidos.

Anúncios
Esse post foi publicado em filmes, musica e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s