Todo jovem é punk por natureza

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vendo as fotos do Derek Ridgers da juventude punk de Londres do final dos 70 e início dos 80, lembrei dos tempos em que eu flertei com o movimento, indo a shows do Cólera e Olho Sêco nos subúrbios do Rio, festinhas no Méier e, bem mais tarde, lugares como Crepúsculo de Cubatão (em Copa) e Dr. Smith (Botafogo) – aliás tem um blog ótimo chamado Memórias da Noite Carioca que conta um pouco da história desses e outros lugares lendários da cidade. Comecei nessa onda quando tinha, sei lá, uns 15, 16 anos, e andava todo maltrapilho, pra desespero do meu pai, que vivia me ameaçando (um dia chegou a rasgar uma calça minha já toda retalhada e desenhada – e eu provoquei ainda mais, dizendo que ele tinha deixado ela ainda mais maneira).

De qualquer maneira, era uma sensação boa andar da forma que a gente achasse legal pelas ruas (ainda mais no Rio, paraíso dos playboys e patricinhas). Só não radicalizei com o cabelo, nesse ponto eu arreguei, máximo que fiz foi deixar um topete encaracolado gigante, e raspar um pouco (máquina 3) dos lados. Fazia um certo sucesso, capotão preto, bota, jeans apertado e todo rasgado, camiseta branca (ou preta) Hering por baixo.

Acho que todo jovem é punk por natureza. Está na transição da infância pra idade adulta, ainda está processando tudo que viveu, sem saber direito pra onde está indo. É na adolescência que rompemos pra valer o hímen da vida, quando temos o mundo em nossas mãos e infinitos caminhos a seguir. Chutar o balde é necessário.

Me empolguei lembrando meus tempos punk que quase esqueci de falar do autor das imagens da galeria de fotos acima, Derek Ridgers, que achei lá na Slate. Começou fotografando shows de rock no início da década de 1970 e, depois, se ligou no movimento punk que tomou as ruas e boates de Londres.  Acabou de lançar um livro contando essa história, 78-87 London Youth

Anúncios
Esse post foi publicado em arte, comportamento, fotografia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s