Mulheres iranianas sabem ser estilosas – e como!

Moda de rua das mulheres iranianas

Estive em Teerã em 2010 e fiquei impressionado com a beleza e o estilo das mulheres iranianas. São bonitas, elegantes e não evitam o olhar, pelo contrário. Mas o que me chamou mais a atenção foi a forma criativa que usavam os panos para cobrir os cabelos, algo obrigatório em todo país muçulmano. As mais tradicionais ou religiosas, cobriam seus cabelos totalmente – em muitos casos, o corpo inteiro também. Mas as novas gerações são mais ousadas e cobrem os cabelos parcialmente. Na época em que fui para lá estava na moda deixar uma mecha loira de cabelo aparente, para fora dos variados tipos de panos que usavam para cobrir a cabeça. A maioria das mulheres que vi pelas ruas tinham mechas (loiras ou não) para fora, o que me surpreendeu porque eu, como muitos no ocidente, acreditam que no Irã as mulheres andam de burca pelas ruas. Isso poed ser verdade na Arábia Saudita, no Paquistão ou Afeganistão, mas não no Irã.

O blog The Tehran Times se dedica justamente a documentar esse estilo da mulher iraniana pelas ruas. Tem página no Facebook e tudo. O autor do blog e da página, o designer iraniano Araz Fazaeli diz que no Irã a tradição e o moderno co-existem como em qualquer outro lugar do mundo.

“Como designer que sempre prestou atenção para as mulheres na sociedade, acredito que o mero ato de repetir a miséria das pessoas não ajuda muito elas, mas encontrar estórias positivas e motivadoras para amplificar vai educar e promover a mudança.”

Perfeito, meu caro Fazaeli!

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Fonte: My Modern Met)

Anúncios
Esse post foi publicado em mulheres e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s