Homenageie as vítimas do 11 de setembro divulgando o doc Fahrenheit 911 online

Quer entender melhor o que rolou há 10 anos em Nova York? Pois assista a esse documentário, Fahrenheit 911, em que Michael Moore coloca seu dedo em várias feridas até hoje abertas – e mal explicadas.

Um dos melhores documentários que já vi: instigante, revelador, divertido, revoltante.

Escrevi sobre esse doc na época do seu lançamento, Quando o cinema faz História:

“O documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, que estreou no Brasil no último dia 30 de julho, está fazendo história. Não apenas por ter sido o primeiro documentário desde a criação do cinema a conseguir um faturamento de mais de US$ 100 milhões nas bilheterias americanas, ou ser o primeiro filme americano desse tipo a vencer a Palma de Ouro 2004 em Cannes. Fahrenheit 9/11 faz história também porque dá à História esse ‘agá’ maiúsculo que ela merece.

Quem conhece Michael Moore por seus outros filmes, como Roger e Eu ou Tiros em Columbine, sabe o que vai encontrar: boas histórias que ficaram de fora da história oficial, da história dos vencedores. Em Roger e Eu (1989), no auge da deificação da globalização, teve a pachorra de mostrar os ‘efeitos colaterais’ de um ‘laisser-faire’ econômico que tinha regras bem definidas – nós (o G8 e as grandes corporações) ganhamos, vocês (o resto) aguardem sua vez. Tiros em Columbine tocou em 2002 na grande ferida americana, os massacres provocados por jovens estudantes e o psico-fascínio por armas que transformou os Estados Unidos numa nação paranóica e violenta.

Você pode discutir e discordar da versão de Moore para os temas propostos – os ‘efeitos colaterais’ da globalização e o duvidoso benefício do armamento civil – mas nunca negá-los simplesmente. Ignorar tais fatos sem debatê-los é contribuir para o empobrecimento do conhecimento humano. É fazer História para poucos. A História, dizem, é dos vencedores. São eles quem ditam o que as gerações futuras têm que conhecer sobre os fatos, jogando pra debaixo do tapete detalhes, coincidências ou ‘teorias conspiratórias’ que possam manchar as glórias e feitos dos heróis escolhidos. Divergências e dúvidas não são bem-vindas.”

A íntegra aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em politica. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Homenageie as vítimas do 11 de setembro divulgando o doc Fahrenheit 911 online

  1. Amigo,

    seria muito bom se você escrevesse mais.
    São textos são muito bons.

    abraço,

    Regis Mesquita
    http://www.psicologiaracional.com.br/

    http://www.tvphipnose.com.br/

  2. Núbia disse:

    Esse filme é ao mesmo tempo irado e revoltante. Recomendo a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s