O alquimista está voltando

Jorge Ben (me recuso a chamá-lo de BenJor… ooops!) mandou avisar: está ensaiando as músicas do disco A Tábua de Esmeraldas e pretende fazer um show só com esse repertório. Essa notícia é simplesmente phoda, muito phoda!! Se ele fizer isso abrindo mão da guitarra, retomando aquela saudosa batida no violão, aí não tem pra ninguém, será simplesmente o MELHOR SHOW EVER!

Ele fez o anúncio após saber do apelo que uma galera tava fazendo no Facebook, onde montaram a página Queremos A Tábua de Esmeraldas ao vivo. O movimento ganhou fôlego e ajudou a dar um estalo nas ideias de Jorge Ben, que sempre considerou esse disco o melhor de sua carreira, e botar o projeto em andamento. Tenho certeza de que ele sempre quis fazer isso, faltava só um empurrãozinho… Pois bem, tá dado, meu caro xará!

Clique aqui para ouvir Os Alquimistas Estão Chegando, carro-chefe do disco.

Você não conhece o disco? Só pra situar: lançado em 1974, foi estrondoso sucesso no Brasil e na Europa, principalmente na França. Foi o 11o. trabalho de Jorge Ben (ver discografia aqui) e totalmente inspirado num texto esotérico chamado Tábua de Esmeraldas, de Hermes Trismegisto, que ele musicou. Ouça:

A revista Rolling Stones considerou A Tábua de Esmeraldas o sexto melhor disco já feito no Brasil. Tem o mesmo nível de culto que o Tim Maia Racional.

Já escutei esse disco nas mais diversas situações – em festas, em casa, em reuniões com amigos -, mas o momento mais memorável foi no reveillon deste ano, voltando pra casa após a festa de carro e cantando a plenos pulmões cada uma das músicas. De lavar a alma!

Se vc ainda não tem, compre djá!

Recomendo ainda este bom texto do André Barcinski sobre a promessa do Jorge Ben e sobre o disco. Só discordo dele em uma coisa: a melhor música não é 5 Minutos (ouça aqui), mas Zumbi (aqui). 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em musica. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O alquimista está voltando

  1. Breno Aguiar disse:

    Ainda estou no aguardo desse show!
    Ele tocou no Morro da Urca há uns dois meses, e rolou um boato de que seria a Tábua da Esmeralda na íntegra, mas infelizmente não foi…
    Uma pena!
    Cadê esse show Jorge Ben?!?!

  2. José Guedes disse:

    Se ele realmente fizer esse show, vai ser o fim do mundo!
    Esse cd é bom demais!
    Acho que é o grande clássico do Jorge Ben, o mais místico, assim como o Led Zeppelin IV!
    =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s