Uma revolução está chegando

300

É impossível não se emocionar e inspirar diante do que tem acontecido não apenas no Egito, desde o último dia 25 de janeiro, mas também em outros países árabes, como Iemen, Jordânia e Tunísia, que deu o pontapé inicial nessa história toda, como você pode ver no vídeo abaixo:

O mundo árabe parece estar acordando e chacoalhando as estruturas de poder. Hosni Mubarak, ditador egípcio no poder há 30 anos – só perde para o faraó Ramsés II!! – contava com o apoio irrestrito americano, financeiro e militar, para não melindrar Israel (ah, a geopolítica…). Depois de três décadas, o Egito teve uma certa estabilidade política, mas o custo disso foi deixar um terço de sua população na miséria. Este infográfico, por exemplo, resume o motivo da revolta do povo egípcio: autoritarismo, estado policial, desemprego, baixos salários, pobreza.

A família real saudita que ponha suas barbas de molho…

Outros bons vídeos sobre a revolta no Egito podem ser conferidos no canal CitizenTube.

A Al Jazeera tem feito a melhor cobertura in loco e vc pode acompanhar online aqui. Tem incomodado tanto as autoridades egípcias que alguns de seus jornalistas e produtores foram presos e a emissora proibida de trabalhar por lá – o que não significa que tenham parado de transmitir as informações… 🙂 (segundo me informou um camarada lá no twitter, eles já foram libertados, e a pedido dos ‘padrinhos’ americanos).

O jornalista Robert Fisk, do The Independent, escreveu um artigo brilhante sobre a revolta egípcia – A Multidão e o Ditador. Pra mim esse cara é o melhor jornalista da atualidade, vale separar uma horinha do seu tempo para ler o texto.

No Facebook achei esta galeria de fotos que mostra a força da participação feminina nos protestos no Egito (é preciso estar logado no Facebook pra ver). Pra quem acha que as mulheres no mundo árabe são submissas, anuladas e sem poder, vale conferir.

E enquanto o bicho pega no mundo árabe, a maior revista de informação (sic) brasileira se mostra mais autista do que nunca, dando esta capa. É mole ou quer mais?

Anúncios
Esse post foi publicado em politica. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Uma revolução está chegando

  1. Silvia disse:

    Enquanto isso, Sarney, o feitor de um dos piores IDHs do Brasil, é eleito pela quarta vez… Ouço alguém gritar da janela? É “Mengooooo”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s