Sou fã inveterado do cineasta russo Andrei Tarkovski, que tem os filmes mais poéticos e filosóficos do cinema mundial – só Bergman chega perto. São filmes longos, lentos, exigem do espectador atenção total. Nada é entregue mastigadinho, o que dificulta o trabalho de quem tá acostumado com o cinema comercial hollywoodiano.
Mas o problema maior é achar os filmes do Tarkovski – pra ver no cinema, alugar, comprar… Nem o lançamento da versão de Solaris de Steven Soderbergh (que é bem legal também) fez com que o filme original, um dos melhores do cineasta russo, ficasse mais acessível. O jeito é contar com festivais, mostras e homenagens, como a que teve tempos atrás aqui em Brasília, no CCBB – era uma retrospectiva do cinema russo e nela pude ver Stalker.
Podemos contar também com a internet, claro! Fuçando aqui e ali é possível encontrar alguns dos filmes do Tarkovski para baixar. Agora achei esta página para assistir online os sete longas dele e também um documentário. Mais uma vez a internet cumpre o seu papel de democratizar o acesso à cultura. o/
Amei o site. Já adicionei aos favoritos e vou começar a ver os filmes neste final de semana.
Voce leu o livro Esculpir o Tempo, do Tarkovski?
NAo li esse livro nao, mas o título já é uma beleza, nao?
POde esperar que vc vai ganhar então!