Morre Harvey Pekar, o cronista da vida comum

O inquieto Harvey Pekar finalmente vai descansar. O quadrinista morreu hoje, aos 70 anos, em sua casa em Cleveland, Ohio (EUA) – ele sofria de câncer na próstata, asma e depressão. O jornal da cidade fez uma bela homenagem a ele, vale dar uma lida.

O universo das HQs perde assim o seu Mark Twain, o cronista das vidas ordinárias, que revelava o quão complexa pode ser a vida do mais comum dos cidadãos. Ele próprio não tinha uma vida das mais emocionantes: era arquivista, colecionador/crítico diletante de jazz e teórico de quadrinhos. Passou 10 anos elaborando suas ideias sobre HQs até finalmente por a mão na massa, com a providencial ajuda de Robert Crumb, também amante de jazz e quadrinista underground. Dessa parceria saiu a HQ American Splendor, série autobiográfica focada no dia-a-dia de Pekar e seus amigos. A revista continua sendo editada nos Estados Unidos – não mais desenhada por Crumb.

Harvey era um provocador, um tipo socrático que realmente incomodava. Dave Letterman que o diga, o entrevistou três vezes (se não me engano) e em todas elas saiu do sério – clique aqui para vê-las, e também outros vídeos no youtube. Veja uma das entrevistas, a minha preferida, em que Harvey Pekar entra no estúdio com uma camiseta em defesa dos funcionários da NBC que estavam em greve!

Em 2003, fizeram um filme sobre sua vida e obra, Esplendor Americano (vendedor do prêmio do júri do festival de Sundance) com o excelente Paul Giamatti encarnando Pekar, numa atuação brilhante. Como todo bom ator, Paul se transforma no personagem mesmo não sendo nada parecido com ele. Veja o trailer:

null

O último trabalho de Pekar foi uma adaptação gráfica do livro Working, de Louis ‘Studs’ Terkel, sobre a rotina dos trabalhadores americanos na década de 1970. Na Amazon é possível bisbilhotar algumas páginas do livro – clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em HQs e charges. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Morre Harvey Pekar, o cronista da vida comum

  1. emerson disse:

    ESSE TEU POST SOBRE O HARVEY PERK FOI MINHA LEITURA DA SEMANA: SOU FÃ DO CARA E NÃO SABIA QUE ELE TINHA MORRIDO!
    VOU PASSAR A SEMANA AGORA CORRENDO ATRÁS DE MATERIAL SOBRE ELE.
    VALEU PELOS LINKS!!!
    ELE NÃO É PUBLICADO NO BRASIL NÉ?
    BOAS POSTAGENS!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s