Obama venceu! E agora?

Um negro boa pinta, com nome árabe que lembra o maior algoz americano, chegou à Casa Branca, num país com histórico terrível de intolerância e racismo. E de quebra ainda fez o Bush Jr. sair da história pela porta dos fundos. Não é pouco. Mas no frigir dos ovos, não sei o quanto a vitória do Obama servirá para mudar a pegada americana no mundo – politica, financeira e militarmente. Fiquei pensando nisso durante a madrugada, quando acompanhei os finalmentes da votação e o início da apuração (pela Record News, que deu um banho nas outras emissoras nesse quesito, parabéns!)

Se lembrarmos de Clinton na presidência, há oito anos, veremos que as grandes corporações deitaram e rolaram as usual, bem como as forças militares americanas pelo mundo, que atacaram vários países (Afeganistão, Somália, Haite, Bósnia, entre outros) e violaram leis da Comunidade Internacional, entre elas a Convenção de Hague, Pacto de Paris, Carta da ONU, Carta da OEA, Tratado do Atlântico Norte, Convenção de Genebra, e por aí vai.

Nesses ataques, usaram munição radioativas (com urânio), bombas de fragmentação (cujo único propósito é matar e ferir) e até armas químicas. Morreu gente às pencas, o mundo protestou e ficou por isso mesmo.

Não estou dizendo que Obama fará o mesmo, mas a máquina é bem maior do que ele e engana-se quem pensa que o novo presidente dos EUA vai muito diferente do que vimos até hoje por lá. De qualquer forma, é muito maneiro ver um presidente negro na Casa Branca. Não à toa líderes de todo o mundo estão pra lá de esperançosos.

Bom ficar atento às promessas feitas pelo novo presidente americano, pra ver se tudo não passa de retórica ou significa mesmo que estamos num processo irreversível de mudanças. Cacife ele tem, mas terá disposição?

Pra que ele não esqueça do que prometeu o pessoal do Avaaz está pensando em fazer um imenso mural em Washington DC com mensagens de apoio a Obama, e convidando o cara a trabalhar em parceria com o mundo. Clique aqui e mande a sua!

Anúncios
Esse post foi publicado em geopolítica. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Obama venceu! E agora?

  1. Também tenho esse ponto de interrogação na cuca. Pintar Obama como o mocinho, tendo do outro lado o soldado MCcain é muito fácil.
    Mas quem é esse cara que de uma hora para outra, surge como o líder de uma revolução cultural, financeira, diplomática na terra da oportunidade?
    O negócio é esperar mesmo. Mas se depender dos objetivos do partido de Obama, as coisas devem seguir parecidas na democracia mais “perfeita” do planeta.

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s