A origem das espécies animadas

Tá velhinha mas não posso deixar de registrar aqui a notícia que separei tempos atrás (no início de agosto…) sobre a exposição Animatus que tava no Museu de História Natural da Basiléia, na Suíça – foi até o dia 31 de agosto. É de um artista plástico coreano, Hyungkoo Lee, 39 anos, que expôs solo pela primeira vez em 2004, com Objectuals. Animatus mostra como seriam os esqueletos de personagens infantis de desenhos animados – Pernalonga, Patolino, Tom, Jerry, Papa-Léguas e Coiote entre outros. Tudo feito em resina.

Clique aqui para ver a foto-galeria montada pela BBC. O resultado impressiona.

Como me impressionaram os desenhos de outro artista, o americano Michael Paulus, quando os vi pela primeira vez por volta de 2004. A obra de Paulus, Um Estudo de 22 Personagens dos Quadrinhos do Presente e do Passado, fonte clara de inspiração para o trabalho de Lee, também retrata esqueletos de personagens infantis. Gerou certa polêmica à época, já que alguns detentores dos direitos das imagens ficaram incomodados com o uso de obras protegidas legalmente. Mas, numa breve troca de emails, Paulus me explicou que não teve problema algum e expôs seus trabalhos normalmente em diversas galerias. A idéia era genial: o desenho colorido de um Snoopy, Hello Kitty ou Frajola numa folha translúcida que, ao ser levantada, revelava uma outra folha, com o desenho do que deveria ser o esqueleto daquele personagem.

Segundo Paulus, a idéia era renderizar o esqueleto “da forma como imaginava que eles seriam se alguém realmente tivesse um buraco do olho com a metade do tamanho de uma cabeça, mãos sem dedos ou pés com 60% da massa do corpo.”

O resultado vc vê abaixo:

Anúncios
Esse post foi publicado em HQs e charges e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A origem das espécies animadas

  1. Roberta disse:

    Sensacional. As fotos da BBC são ainda mais impressionantes!!

  2. escriba disse:

    Podicre, impressionante mesmo. Já fico imaginando o que virá depois. Um robô de um desses personagens? uma pessoa transformada num deles?
    ai ai ai …

  3. Roberta disse:

    Hum.. espero que não.. deixa tudo como está..
    beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s