Enfim, leite sem pus!

Depois de muita pressão dos consumidores, de produtores de leite e de ONGs, a Monsanto entregou os pontos e vai parar de fabricar o Posilac (ou rBGH), um hormônio de crescimento geneticamente modificado para fazer as vacas produzirem mais leite. O produto foi o primeiro transgênico produzido em escala comercial pela empresa e vinha causando inúmeros problemas aos animais – e aos humanos por tabela (veja o vídeo abaixo). O hormônio provocava mastite nas tetas das vacas, gerando muito pus, que por sua vez passava ao leite, juntamente com a quantidade industria de antibióticos dados aos animais para tratar dos problemas causados pelo produto da Monsanto. Uma beleza, não?

Nos últimos anos, houve uma crescente rejeição ao Posilac no mercado americano. Empresas como Starbucks e Kraft se declaram livres do produto e outras passaram a indicar nos rótulos de seus produtos que não usavam leite de vacas tratadas com o hormônio – coisa que a Monsanto tentou impedir na Justiça.

E pensar que o produto, proibido na Europa e no Canadá, ficou no mercado americano por quase 15 anos. A Monsanto diz que vai ‘descontinuar’ o Posilac porque pretende focar nas sementes transgênicas. É a velha história: eles ferem o sândalo e ainda querem sair perfumados…

Confira abaixo a pressão que a Monsanto fez na Fox americana para que não veiculasse uma grande reportagem investigativa que apontava sérios problemas no produto e os riscos que ele poderia causar à saúde humana:


(trecho do documentário The Corporation, que pode ser visto na íntegra no Youtube – o próprio diretor pôs o filme lá, dividido em 23 partes.)

Anúncios
Esse post foi publicado em Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Enfim, leite sem pus!

  1. LuLu disse:

    Ferir o sandalo e ainda querer sair perfumado… que frase linda branquelo! Nunca tinha ouvido. Gostei!

  2. escriba disse:

    é de uma canção do Tom Zé, minha branquela preferida!

  3. Paulo disse:

    Escriba,
    Infelizmente o uso do Posilac no Brasil continua. A Monsanto vendeu os direitos de produção e comercialização do produto para a Elanco (divisão da Eli Lilly do Brasil). No Brasil, o produto é comercializado com o nome de Lactotropin.

  4. Agamemnon Veloso disse:

    Estou lendo a livro de Robert Cohen acerca do rBST. Afinal, como anda o leite brasileiro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s