Baleias e racismo

Esse vídeo está provocando bastante polêmica no YouTube, ao classificar de racista a pressão que o governo australiano faz para que o Japão desista de caçar baleias. O autor do vídeo, Sasuke77 – provavelmente japonês e morador da Austrália, e com certeza a favor da caça -, lembra que muitos australianos matam cangurus e dingos com requintes de crueldade e essas são espécies muito mais ameaçadas de extinção do que jubartes e minkes. Imagens e trechos de gravações caseiras com cenas fortes não deixam margens para dúvidas.

A certa altura, Sasuke77 afirma: “Os australianos não devem usar as baleias para justificar uma ideologia racista”. Concordo plenamente. Não muito tempo atrás, em 2005, a Austrália deu mostras do racismo latente que vinga entre seus jovens. Milhares deles, brancos e loiros, foram às ruas dos subúrbios de Sydney surrar árabes e qualquer outra pessoa de etnia diferente da deles, devido a um incidente ocorrido na região de Cronulla.

E também concordo com Sasuke77 quando afirma que a solução para acabar com a crueldade no tratamento dos animais é nos tornarmos cada vez mais vegetarianos. Acho que é mesmo o futuro de nossa evolução. Enquanto isso não acontece, diz ele, o Japão tem todo o direito de caçar baleias. Pelo menos o faz para comer, enquanto os australianos dizimam cangurus e dingos por farra. É aí que o autor do vídeo se equivoca, ao misturar alhos com bugalhos.

A matança que vemos no vídeo de animais australianos é promovida por pessoas cruéis, que assim o fazem apenas por diversão – o argumento de que o dingo e o canguru provocam danos em plantações e propriedades não justifica tamanha carnifica e insensibilidade à vida de um outro ser vivo. Não é uma política de estado, é apenas um dos sinais exteriores da psicopatia particular de alguns grupos de indivíduos.

Já a caça às baleias é patrocinada pelo governo japonês e serve a apenas um pequeno grupo de consumidores, uma elite gastronômica que não quer perder o privilégio de manter uma tradição milenar e poder continuar a degustar seu sushizinho de baleia. Além disso, existe uma moratória contra a caça comercial de baleias desde 1986, que vem sendo sistematicamente desrespeitada pelo Japão. Eles travestem a caça de ‘pesquisa científica’ e assim continuam vendendo a carne nos mercados locais – que, diga-se de passagem, são cada vez menores.

Além disso, tal e qual a elefantes e outros grandes mamíferos, baleias são seres complexos socialmente e reagem muito mal quando caçados. O estresse causa problemas sérios em suas comunidades, o que para muitos pode ser a explicação de suícidios em massa de baleias que encalham em litorais mundo afora.

Sasuke77 acerta ao apontar o risco do exarcebamento racial devido à briga entre Austrália e Japão em relação à caça de baleias, mas erra ao misturar a ação do governo australiano em defesa das baleias a de cidadãos australianos que cometem barbaridades com animais.

Para criticar o Japão e sua ‘caça científica’, não é preciso ser racista; para estudar baleias, não é preciso disparar um único arpão.

Anúncios
Esse post foi publicado em animais. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Baleias e racismo

  1. Escriba! Blog legal. Texto é texto. Nem o mais verdadeiro, nem o mais mentiroso. O legal da web é fazer uma jardim de palavras entre um milhão de outros. Axé!

  2. Rosi ventura disse:

    Muito bom!!!!!
    Segundo melhor comentário que leio sobre este vídeo.
    Abraçossssss
    Rosi

  3. escriba disse:

    agora fiquei curioso pra ler o melhor…

  4. Adriano disse:

    Autralianos podem comer carnes bovinas e Hamburgeres sem problemas.
    Atrocidades cometidos nos abatedouros, sem problemas.
    Australianos são racistas, mentirosos, ingratos e nojentos.
    são mentirosos, inventaram monte de mentiras sobre as supostas atrocidades cometidas pelos japoneses na seguda guerra mundial.
    Quem sustenta australia? Quem é o maior consumidor de produtos australianos?
    Tomara japoneses boicotem as carnes bovinas australianas!

  5. Adriano disse:

    Coincidências? ja é o terceiro australiano assassinado no japão em menos de um ano!
    O que os astralianos fizeram com aborígenes?

  6. Adriano disse:

    O que os australianos fizeram com aborígenes?

  7. ARQUEIRO VESGO disse:

    Um erro não justifica o outro. Não é porque alguns australianos matam covadermente alguns animais, que os japoneses podem fazer o mesmo com as baleias em nome de uma tradição idiota!!!

    Quanto a este negócio de querer justificar “cagadas” alegando ser vítima de racismo, sempre achei um troço covarde e nojento!!!

  8. escriba disse:

    Bota covarde nisso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s