No pasarán!

Falta muito pouco para que “intelectuais”, jornalistas, empresários e publicitários lançarem a campanha para derrubar o presidente Lula, como informa a colunista Mônica Bergamo:

‘Um grupo formado por jovens empresários da Fiesp, por pessoas ligadas a artistas, como Jesus Sangalo, irmão da cantora Ivete Sangalo, por publicitários como Sérgio Gordilho, da agência África, de Nizan Guanaes, e por empresários como João Doria reuniu-se na semana passada para discutir o lançamento de um movimento cujo slogan será “Cansei!” ou “Chega e basta!”. “Não somos contra ninguém. Somos a favor do Brasil”, diz o empresário Marcos Haddad, dos jovens empresários da Fiesp.”

Uma segunda nota:

“Além de peças publicitárias com o slogan que poderiam ser divulgadas em TVs, jornais e internet, Haddad diz que o grupo planeja ações. “As pessoas, por exemplo, poderiam, num dia determinado, sair de seus locais de trabalho e tomar as ruas como forma de protesto e homenagem às vítimas do acidente da TAM.” O movimento quer também protestar contra a violência e o baixo crescimento do país.”

Revivendo 64:

Dois editoriais publicados no jornal Correio da Manhã e JB:

“Chega!”

“Basta!”.

Ganharam as ruas no dia 30 de março daquele ano.

Exceto a Última Hora, todo o imprensalão da época – inclusive os democratas radicais Folha, Estadão e O Globo – apoiaram e foram decisivos para a consolidação do golpe, que em nome da “liberdade” nos condenou a 21 anos de ditadura.

Falta marcar a marcha com Deus. O resto do roteiro está pronto. O golpe já está em andamento. Só não vê quem não quer.

(texto de Fábio José Mello)

Em tempo: Leia aqui alguns editoriais publicados pela imprensa brasileira antes, durante e depois do golpe de 1964. O mundo dá voltas…

Anúncios
Esse post foi publicado em brasil. Bookmark o link permanente.

8 respostas para No pasarán!

  1. Christina disse:

    Nossa! Boa lembrança… Pavor! Jesus Sangalo???? Meu Deus!!!

  2. escriba disse:

    Pois é… assustador…
    A história se repete.

  3. Degas disse:

    Já tenho um estilingue e uma caixa de bolas de gude, assim que esse pessoal começar a ‘sair’ vou dar uma treinada nos lombos dessas criaturas!!!
    Afe!

  4. hazzamanazz disse:

    Democracia é assim cara-pálida: você protesta contra o governo e o governo samba.
    Na França que elegeu o Sarkozy e os Estados Unidos de George Bush, acontece isso, como foi bem visto recentemente.
    Interessante notar, com as mesmas palavras; fora, impeachment, ladrão, e por aí vai?
    Somente em republiquetas de bananas e paisécos terceiro mundistas, para usar uma expressão antiga – já que agora nós somos país em desenvolvimento -, é que se diz que existe democracia, mas se você expressar realmente sua opinião é preso; se protestar contra alguém, é golpe; e se discordar da opinião dos outros, é derrotista e quer aplicar um golpe.

    Isso tudo faz parte do jogo democrático, em qualquer país civilizado. Mas brasileiro é arrogante e se acha diferente do resto mundo, prefere agir como o Irã: enquanto está tudo a favor de nós, tudo bem.
    Quando as coisas ficam cinzas, porrada!

    Interessante é que em 1962/63, os militares estavam ao lado de João Goulart e não deixaram de apoiar o presidente.
    O que mudou em um ano então?
    A coisa não é tão preto e branco assim…
    [ ]’s

  5. Maria disse:

    Ai, meu Deus do céu! Tenham dó de nós! Jesus Sangalo, não!

  6. disse:

    “Me lembro dessa época, 1964(como sou antiga!).Fui, levada por meu colégio de freiras na marcha da TFP.Fui agradecer a libertação do país, do comunismo e um padre pregava: “Se os homens não forem à lua, os russos vão.” Eu era uma garota e não sabia de nada, até achava que eles estavam certos, é aí que mora o perigo.

  7. Daniela Monteiro disse:

    Pois é… morando São Paulo, me sinto uma E.T. por ser praticamente a única do meu grupo de trabalho, amigos etc que não acho o Lula o ‘pior presidente do Brasil’… é um elitismo horroroso, um preconceito absurdo! Escuto os comentários e leio sobre esta mobilização que está se formando e tenho arrepios…

  8. escriba disse:

    hazzmazz, os militares estavam com Jango??? De onde vc tirou isso?? E protestar, criticar, apontar erros, tudo isso faz parte do jogo democrático. Agora, falsear, manipular fatos, mentir, acusar sem provas, caluniar, é um pouco demais, nao acha?

    E Dani, nao sabia que estava morando em SP. Faz tempo? Pois é, eu já estou há 9 anos aqui… dureza… VAmos marcar algo dia desse! Estou no Alto da Lapa, e vC?
    Leo, a Eliane Catanhede é sonsa e faz parte da tropa de choque de Serra e companhia. Mas como a maioria dos jornalistas, omite esse pequeno detalhe, para passar por ‘imparcial’. Imparcial my ass!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s