Apocalipse Motorizado para baixar

Já recomendei este livro antes e o faço de novo: Apocalipse Motorizado – A Tirania do Automóvel em um Planeta Poluído, uma coletânea de textos que discute a nossa dependência do carro e os ‘efeitos colaterais’ desse vício. Traz textos de Ivan Illilch e André Gorz, e dos grupos Aufheben, Car Busters e Reclaim The Streets. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da editora Conrad até amanhã – depois disso, só aqui, na Biblioteca do Escriba.

Esta entrada foi publicada em livros. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to Apocalipse Motorizado para baixar

  1. Avatar de Andre Arruda Andre Arruda disse:

    Enquanto o pessoal insistri em QUATRO rodas e não em DUAS, um transporte racional e quase 10x mais econômico que um automóvel, as coisas ficarão assim.
    Ah, mas aí vem aquele papinho “ah, moto é perigoooooso”, “moto cai”, “moto é coisa de vagabundo”…
    E a Europa vai cada vez mais de duas rodas… O brasil é que está cerrrrto, afinal, somos todos esperrrtos, Lula, Crivella e Marta.

  2. Avatar de William William disse:

    Enquanto não houverem transportes públicos de qualidade, fica difícil obrigar as pessoas a deixarem seu carro na garagem. Falta de planejamento urbano, desigualdade social e falta de investimentos em infra-estrutura de transportes são combustíveis para para esta dependência de asfalto.

    E, apesar do seu argumento, continuo com a opinião de que o impacto ambiental de uma usina nuclear é muito inferior ao de uma hidrelétrica.

  3. Avatar de escriba escriba disse:

    William, defina qualidade? Em São Paulo, por exemplo, o transporte público é muito bom, atende todo o centro expandido e bairros vizinhos. São necessarios mais investimentos, claro, mas não é essa tragedia toda nao.
    No ano passado foram 3 milhões de carros novos nas ruas brasileiras. Este ano, a previsão é a mesma. Crédito fácil, planejamento urbano que sempre priorizou o transporte individual por automovel, falta de sentido de coletividade das pessoas, falta de investimentos em ciclovias e coragem dos governantes para melhorarem o espaço público para pedestres, ciclistas e transporte público… tudo isso contribui para o caos automotivo. E a tendência é piorar…

    Quanto à energia nuclear, seu grande equívoco é desconsiderar o impacto ambiental dos rejeitos radioativos e das próprias usinas que se tornarão grandes monumentos à estupidez quando tiverem que ser desligadas, desmontadas e armazenadas durante séculos.
    Qual o tempo util de uma usina nuclear? e de uma hidrelétrica?
    O custo/benefício de uma hidreletrica é infinitamente superior ao de uma nuclear – mesmo levando-se em conta a grande área que tem que inundar para gerar energia.

  4. Avatar de escriba escriba disse:

    Andre, vc tá parecendo alguns coleguinhas do PIG que conseguem encaixar criticas ao Lula até num terremoto em alto-mar…

Deixe um comentário