“Orgânicos dão sabor e qualidade de vida”

morena-ralando.JPG

Acabei de subir no site do Greenpeace (na seção de Consumidores) a entrevista que fiz com a chef de cozinha Morena Leite, do restaurante Capim Santo – de SP e Trancoso. Faz parte de uma série dedicada à importância dos produtos orgânicos na alimentação e para o meio ambiente. Antes eu já tinha conversado com o Claude Troisgros (restaurante Olympe, no Rio) e a Flávia Quaresma (Bistrô Carême). Mês que vem tem mais!

Segue um trecho:

É possível viver hoje apenas consumindo produtos orgânicos?
Sim, já é possível se viver só de produtos orgânicos, mas a logística e o custo deixa tudo muito inviável, pelo menos por agora. O governo precisa incentivar e aumentar o crédito dos agricultores e agrônomos que têm se esforçado em ampliar as plantações orgânicas, respeitar as normas (que não são poucas) e continuar as pesquisas que prezam as formas naturais de controlar e combater pragas. Mesmo que isso venha incomodar as distribuidoras de alimentos industrializados. Como o governo nada faz sozinho, nós, que somos maior que ele, podemos colaborar modificando nossas escolhas e hábitos alimentares para gerar uma pressão natural.

E de quebra ela enviou uma receita com ingredientes orgânicos:

Sopa de cenoura orgânica com raspas de gengibre e pimenta dedo-de-moça (2 porções)

1 kg de cenouras
1 litro de água
1 colher de sopa de azeite extra virgem
4 dentes de alho

1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de café de pimenta dedo de moça picada
Sal a gosto
2 colheres de sopa de salsinha picada.

Coloque na panela a água, as cenouras inteiras (apenas raspe a casca), o azeite, o alho, o gengibre e a pimenta e o sal.

Leve a panela ao fogo e cozinhe até que a cenoura fique bem macia.

Retire a cenoura da água e passe por um espremedor ou amasse-a com um garfo e devolva na panela mexendo até engrossar um pouco.

Sirva em cumbucas de porcelana e salpique a salsinha para decorar.

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

12 Responses to “Orgânicos dão sabor e qualidade de vida”

  1. Avatar de Gabi Gabi disse:

    Jorrrrge, meu assessor de imprensa mais querido…
    Acabei de conseguir conectar e vi que a entrevista ta na capa do site e que vc linkou aqui tambem!
    Muito, muito agradecida. É bom saber que tem alguém ai mantendo o trem andando enquanto eu to aqui passando perrengue…

    Agora que eu to plugada, vou postar lá no meu blog tb.
    Valeu, bjo,
    Gabi

  2. Avatar de escriba escriba disse:

    Hola, Gabi!! VAmu q vamu!!
    bjs!

  3. Avatar de Gláucia Gláucia disse:

    Muita gente acha que que o consumo de produtos orgânicos é a solução.Apesar de ser mais saudável para o homem, esse tipo de plantio é inviável nos tempos atuais.Primeiro: Impossível esse plantio em larga escala. As pragas não são ficção. Gasta-se muito para combatê-las. E se é verdade que há uma industria milionária de insumos agrícolas, tbém é verdade que o agricultor jamais conseguiria plantar sem ela. Segundo: A área de plantio de orgânicos é 3 vezes maior do que a convencional, Ou seja: o desmatamento é beemmm maior. Terceiro: Impossível orgânico em escala muito grande, Consequencia: faltaria alimentos no mundo, ou só os mais ricos poderiam obtê-los. Me sinto preparada e a vontade para dizer: Sinto muito, mas vocês não sabem o que dizem. Impossível voltar aos primórdios da agricultura. É com tecnologia e conhecimentos que podemos plantar para saciar a fome dos bilhões de seres e ainda não destruir nosso planeta. TECNOLOGIA e não UTOPIA.A propósito, prefiro os orgânicos.Bem mais saudável, apesar de serem mais feios e “comidos” pelos pragas(doenças, largatas etc.

  4. Avatar de escriba escriba disse:

    Gláucia, acho que vc está ligeiramente enganada. O cultivo de orgânico é o que mais cresce no mundo e , justamente com as modernas tecnologias, é possível hoje plantar e colher com menos fertilizantes, agrotóxicos e até mesmo área cultivável. Tem sido assim na Europa, na Ásia, ÁFrica e até no Brasil. Há várias fazendas plantando muito sem insumos agricolas que desmentem sua afirmação de que é impossivel plantar sem eles. A área de plantio de orgânicos é 3 vezes maior do que a convencional??? Onde estão esses latifundios organicos que nao conheço?

    E nao sou só eu que digo isso nao, centenas de cientistas reunidos em um importante fórum da ONU sobre agricultura foram claros: o futuro da agricultura é a agro-ecologia, os orgânicos, e não a agricultura industrial. Você viu essa informação em algum jornal ou revista? Claro que não… mas relatorios do ISAAA sobre o crescimento (sic) da área plantada com transgenicos sim…
    Tecnologia é boa sim, desde que trabalhe pela terra, pelos agricultores, pelos consumidores, e não contra eles, como vem sendo há décadas…

  5. Avatar de Gláucia Gláucia disse:

    É uma infelicidade, mas não estou enganada.A produtividade do hectare orgânico é vezes e vezes inferior ao convencional.A razão é simples: o produto orgânico é atacado por doenças – fungos, ferrugem, bicheira de raiz e mais umas 300 pragas diferentes( depende da cultura), moscas, largatas…enfim, multiplas condições desfavoráveis ao crescimento e desenvolvimento das plantas.A cultura não fica boa.Com isso o fruto não fica perfeito, tem sempre falhas, pedaços que não se aproveita. O milho, por exemplo, tem os grãos menores e tá sempre “comidinho” de um lado…tem uma largata que adora milho, e só veneno(muitas aplicações ao longo dos 4 meses de seu ciclo)para acabar com a farra. O que vem a ser um dos motivos de se necessitar de área maior de plantio dos orgânicos para se obter o mesmo desempenho das plantações modernas.

    E por quê não existe latifundio de orgânicos ? Ora… e quem iria plantar orgânicos em grande escala ? Não existe a menor possibilidade, pois a produtividade é baixa e, portanto, não dá lucro. Todos os produtores estão em busca de PRODUTIVIDADE. Por essa razão o agricultor brasileiro não pode se dar ao luxo de ser amador. Lavouras tem um altissimo custo, e no Brasil, com essa falta de gerenciamento e política agrícola séria, os agricultores penam. Sério, você jamais verá um produtor falar em orgânicos. É mais coisas de chacreiros, economia familiar e artistas (famosos) que falam disso.

    O futuro da agricultura está na contramão do que defende: São as culturas geneticamente modificadas – os transgênicos que sustentarão o mundo.
    Claro, há estudos cientificos que amparam tudo que falei. É só pesquisar no gloogle. Mas sei disso tudo porque minha família é de agricultores. Plantam algodão, soja, milho, sorgo…

    E acabou aquela imagem do jeca tatu do campo. O pessoal trabalha muito, estuda muito, viajam muito para trocar experiências. Hummm… e infelizmente, dependendo do ano, DEVEM muito aos bancos e multinacionais. É uma tanqueira…

  6. Avatar de Gláucia Gláucia disse:

    Tranqueira.

  7. Avatar de escriba escriba disse:

    Gláucia, definitivamente vc está pra lá de equivocada. Os transgênicos são o futuro da agricultura?? Esse discurso é do final da década de 1990, quando eles começaram a aparecer e até hoje, passados mais de 10 anos, o discurso não se confirmou. Pelo contrário, até a Monsanto, responsável por 80% dos transgênicos no mundo, já admite que seus produtos não são mais produtivos que os convencionais.

    E em relação à produção orgânica, vc precisa se atualizar:
    http://www.planetaorganico.com.br/DaroltMund03.htm
    http://press.nuernbergmesse.de/biofach_america_latina/25.pm.3912.html
    http://www.revistarural.com.br/Edicoes/1999/Artigos/Rev19_globalizacao.htm
    http://66.102.1.104/scholar?hl=pt-BR&lr=&client=firefox-a&q=cache:gfOXGkKzaUQJ:www.naturalrural.com.br/conteudo/agricultura_organica.pdf+author:%22ORMOND%22+intitle:%22Agricultura+org%C3%A2nica:+Quando+o+passado+%C3%A9+futuro%22+

    http://www.agrorganica.com.br/agquimica.html
    http://www.agrisustentavel.com/doc/rsindica.htm

  8. Avatar de escriba escriba disse:

    Ah, se tiver um tempinho de sobra, leia também o texto final do relatório internacional sobre Ciência e Tecnologia Agrícolas para o Desenvolvimento (IAASTD, na sigla em inglês), elaborado por centenas dos melhores cientistas do mundo do setor.
    http://www.agassessment.org/
    O documento vem sendo discutido desde 2005 e foi ratificado em reunião realizada em abril em Joanesburgo, na África do Sul, por representantes de 60 países, que assinaram a versão final do texto. Esse documento deve guiar as prioridades futuras de governos, agências da ONU e órgãos financiadores em relação à agricultura e desenvolvimento. E o futuro, diz o documento, é agrobiológico, orgânico, permacultor, não industrial e transgênico.

  9. Avatar de Gláucia Gláucia disse:

    Veremos, meu caro escriba, veremos. No momento não posso provar o que digo, pois estou apertada com as provas, trabalhos e processos de Bayer, Monsanto e afins. Defendo alguns agricultores em processos de execução.Mas em breve voltarei e poderemos discutir a matéria.
    Gostei do blog, voltarei sempre.
    Até.

  10. Avatar de escriba escriba disse:

    Volte sim, sempre bom discutir com quem tem disposição e bons argumentos!!

    até!

  11. Avatar de escriba escriba disse:

    Não entendi, como assim em outras línguas?

  12. Avatar de sheila sheila disse:

    ORGANICOS
    COMO FAÇO PARA ENTRAR PARA ACRICULTURA ORGANICA?

Deixe um comentário