Respeito é bom e o consumidor gosta

E aí, blz? Depois de uma semana revigorante em Amsterdã, estou de volta ao batente, alive and kicking! Tive que chegar cedão no escritório pra monitorar uma ação do Greenpeace aqui em SP. Fechamos a sede da Vigor porque a empresa vem se recusando a informar se usa ou não matéria-prima transgênica em seus produtos. Apesar de termos uma lei de rotulagem valendo desde 2004, ninguém a respeita – no final do ano passado, as empresas Bunge e Cargill começaram a rotular algumas marcas de óleo de soja (Liza, Soya, Veleiro) apenas porque foram obrigadas por decisão judicial.

A ação na Vigor deu o pontapé inicial à Semana do Consumidor, que terá diversas atividades de voluntários do Greenpeace em 10 cidades do país – confira aqui a programação – para dar um alerta à população: as empresas têm que informar se usam ou não matéria-prima transgênica em seus produtos. Se usam, devem colocar no rótulo aquele triângulo amarelo, conforme exige a lei.

Eu sei que os rótulos hoje em dia mais parecem bula de remédio, tal a quantidade de informação que trazem, e que muita gente nem se dá ao trabalho de ler aquilo tudo. Mas as empresas não podem sonegar informação e o consumidor tem o direito de saber o que está comprando. Sempre.

Por essas e outras o Greenpeace criou o Guia do Consumidor, cuja nova versão já está no ar. Nele estão listadas as empresas que podem ou não usar matéria-prima transgênica em seus produtos. Ovomaltine e sucrilhos Kellog’s, nunca mais!

PS – Assim que eu tiver um tempinho de sobra compartilharei detalhes da semana que passei em Amsterdã. Muita coisa pra contar e pouco tempo pra escrever! Estou indo pro Rio amanhã e volto na quarta. Acho que na quinta rola na boa.

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to Respeito é bom e o consumidor gosta

  1. Avatar de Sabrina Sabrina disse:

    Parabéns pela atitude do Greenpeace de fazer valer a lei de proteção ao consumidor, especialmente no que se refere à rotulação dos trangênicos! Vamos acompanhando o caso da VIGOR.
    Sobre a semana do consumidor, o que exatamente vai acontecer nas feiras livres (mais especificamente, de orgânico do parque da água branca?)?

  2. Avatar de escriba escriba disse:

    VAleu, Sabrina!! Estamos aí na luta!
    quanto à atividade que vai rolar na feira livre, provavelmente é uma panfletagem, conversa com consumidores, distribuição de guias do consumidor, essas coisas…
    aparece por lá!!

  3. Avatar de Sabrina Sabrina disse:

    legal! obrigada pela informação!
    estou sempre por lá, no próximo sábado com um motivo a mais!

Deixe um comentário