10 minutos de intolerância

Mesmo que Ela Fosse Culpada, documentário curta-metragem do francês Jean-Gabriel Périot, nos mostra numa veloz sucessão de imagens a ocupação nazista na França e a posterior libertação do país, que desencadeou uma grande caça às bruxas – mulheres acusadas de colaborar com os alemães foram humilhadas em público. O filme mostra o quão longe ainda estamos de uma possível civilização. Somos movidos pela vingança e, assim, não chegaremos a lugar algum. Mais detalhes sobre esse filme no Blog do Mello

Esta entrada foi publicada em civilização. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to 10 minutos de intolerância

  1. Avatar de Igor Igor disse:

    Jorge;
    Realmente a população foi dura com os COLABORACIONISTAS, mas não podia ser muito diferente. As pessoas tem que saber as escolhas que fazem e as suas consequências. Se não, fica tudo muito fácil para os oportunistas (que são muitos, sempre).
    Os canalhas, por estarem enfraquecidos, não deixam de ser canalhas.

    abs, Igor

  2. Avatar de escriba escriba disse:

    Igor, tudo bom?
    entendo seu ponto, mas fico com as palavras de Mahatma Gandhi:
    “Olho por olho, dente por dente – e acabaremos todos cegos e desdentados.”
    Se entre as mulheres retratadas pelo documentário havia colaboracionistas que cometeram crimes sérios, deveriam ser julgadas e condenadas, não humilhadas em público.
    Numa situação como a da França naquela época, poucos não colaboraram de uma forma ou de outra com os nazistas. O cara que vendia pão para um general da SS não poderia ser considerado um colaboracionista?

    Um médico que salvou a vida de um oficial da Gestapo também não?
    De qualquer maneira, é triste ver como as pessoas perdem a linha e se deixam entregar aos instintos mais primitivos quando agem em bandos… são os heróis da multidão. Será que seriam também sozinhos? Tenho minhas dúvidas…

    abração!!

Deixe um comentário