Fidel está nas manchetes dos sites de notícias de todo o mundo por ter anunciado que não mais governará Cuba. Engana-se porém quem pensa que o homem ficará alheio aos destinos de seu país e do mundo. Fidel não é de se aposentar. Mitos não se aposentam. Terá agora mais tempo do que nunca para suas reflexões, como esta abaixo, que pesquei no blog Sierra Maestra, do meu camarada Edu:
A sociedade de consumo é uma das mais tenebrosas invenções do capitalismo desenvolvido. Tento imaginar 1,3 bilhão de chineses com o nível de motores e automóveis dos EUA. Não posso imaginar a Índia, com 1 bilhão de habitantes, vivendo em uma sociedade de consumo. Essa ordem é incompatível com os recursos essenciais limitados e não-renováveis do planeta e com as leis que regem a natureza e a vida.
Aos 81 anos, Fidel é um dos pensadores mais lúcidos da atualidade, e tem se mostrado antenado às questões ambientais e aos desafios que elas nos impõem. Foi o primeiro chefe de Estado a abraçar a revolução energética defendida pelo Greenpeace – mesmo não citando diretamente o grupo ambientalista. E não ficou só na conversa não, pôs a mão na massa. Iniciou, por exemplo, um amplo programa de eficiência energética em Cuba, trocando eletrodomésticos antigos, que consumiam muita energia, por outros mais novos e econômicos. O país também está investindo pesado em energia renovável, como a eólica.
Agora, livre das obrigações burocráticas a que todo governante está sujeito, Fidel terá mais tempo para nos brindar com textos provocativos. Uma vez no front, difícil sair.
Confira aqui uma bela galeria de fotos preparada pela BBC.
Aqui, texto sobre as conquistas e derrotas de Fidel Castro em Cuba.

Longa vida ao comandante e à revolução!
No céu, na terra e no ar. Aqui eu posso falar da tristeza que me deu ao ler sobre a saída de Fidel do governo. É claro que isso aconteceria um dia, mas digo que não me preparei.
A formiga que enfrentou magistralmente o grande capital foi um exemplo para todos os governos submissos.
Não se sabe ainda qual será o destino de Cuba, mas sabemos , pelo menos , que Bush sairá pela porta dos fundos da história.Sairá como um assassino, enquanto Fidel sairá pela porta da frente com um enorme agradecimento dos que utopicamente ou não sonharam com um mundo melhor.
A galeria de fotos da UOL é de chorar.
“Dediquei toda minha vida a lutar contra a injustiça, contra todo tipo de opressão, a servir os outros, a praticar e difundir a solidariedade”
Fidel em entrevista a Ignácio Ramonet, no livro “Biografia a duas vozes
“A sociedade de consumo é uma das mais tenebrosas invenções do capitalismo desenvolvido. Tento imaginar 1,3 bilhão de chineses com o nível de motores e automóveis dos EUA. Não posso imaginar a Índia, com 1 bilhão de habitantes, vivendo em uma sociedade de consumo. Essa ordem é incompatível com os recursos essenciais limitados e não-renováveis do planeta e com as leis que regem a natureza e a vida”
Fidel em entrevista a Ignácio Ramonet, no livro “Biografia a duas vozes
“A gente pensa que o dinheiro é decisivo. Errado. O nível de conhecimento e educação que as classes têm é que é decisivo”
Fidel
Jorge,
um amigo meu esteve em Cuba recentemente fazendo uma viagem pelo interior. Descobriu não só q a população estava com comida na panela, frutos no pomar e animais no quintal, como toda casinha tinha sua fonte de energia solar.
Se quiser, peço as fotos q ele me mandou.
bjs
Lívia
pô, quero sim, Livia!!!
Ahhhhh eu quero ver esta fotos!!!
Beijos
Rosi
Putz!!!
Pessoal o “comandante” é um ditador tirânico. Basicamente não há diferença entre ele e o Khomeini.
É uma vergonha que o irmão dele seja “eleito”. Eles são os donos da “Hacienda”. Voces não se revoltam com isto???? Quase vomitei com esta eleição.
Cuba esta se virando por causa do turismo europeu (e muitas moças se virando mesmo) e dos petrodolares da Venezuela.
Khomeini, os Papas, os Monges Tibetanos, etc pelo menos sabem conscientemente, como lideres religioso que a natureza não aguenta tanto desaforo. Realmente o mundo não aguentará os bilhoes de indianos e chineses consumindo feito loucos.
A nossa luta é achar, se possível, um caminho em que seja viável escapar da “quietude” das religiões (incluindo o Fidel)e o capitalismo tradicional que necssita crescimento continuo em mundo finito.
Me revolta quando gente inteligente podem ser tão carolas, verdadeira freirinhas de convento quando se fala de um tirano ( é isto mesmo ditador tirano) como Fidel.
Bem…. fora isto, me perdoem o desabado