Uma maritaca em meu caminho

Meu filho e a babá acharam um filhote de maritaca na rua e trouxeram pra casa. Parece que tá com a asa quebrada ou cortada. Mas esse é o menor dos problemas. Martim quer ficar com o bicho e eu não consigo convencê-lo do contrário. Espero que o veterinário consiga. Ou o Ibama.

Caso contrário, meu futuro será um inferno

Esta entrada foi publicada em animais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

19 Responses to Uma maritaca em meu caminho

  1. Avatar de Cadu Cadu disse:

    Martin, Martim, Martim…ueeeebaaa!!!
    Sensacional…
    Good luck with the bird…my old friend, sorry for the “journal guy”
    Abs

  2. Avatar de Zê disse:

    Oi
    me deram um filhote de sabiá laranjeira, ave símbolo do Brasil, não é qq pássaro, com uns 10 dias que tinha caído de um ninho. Eu tive q apreender a alimentá-lo, foi um baile, até pinça utilizei para dar comida água em conta gotas etc mas foi fascinante a experiência.Já está quase no ponto de soltá-lo, vou arrumar um local para deixar comida por uns dias até ele se adaptar e vou deixar a porta da gaiola aberta no meu qintal e que ele seja feliz.Nunca mais vou olhar para um sabiá da mesma forma.Eles são maravilhosos.Diz pro Martin q a experiência de soltar um animal é mais gratificante do q ficar com ele. Já salvei muitos também.

  3. Avatar de escriba escriba disse:

    Então, Zê, estou com esse discurso agora, de que a experiência de soltar o bicho na natureza é sem igual. O problema é que ele quer porque quer um bicho de estimação. Eu mesmo já tive vários, de várias espécies (gatos, cachorros, coelhos, papagaios, pássaros, tartarugas, até patos!) e entendo ele perfeitamente, criança se amarra em bichos em casa.

    Mas combinei com ele se a asa do Dedé (o nome que deu à maritaca) se recuperar, a gente solta. E provavelmente vai se recuperar, porque pelo o que vi, cortaram as penas, por isso ele não consegue voar.
    Vamos ver se rola…

  4. Avatar de Fábio José de Mello Fábio José de Mello disse:

    Precisa ver se o animal vai se adaptar novamente na natureza.
    Aqui na minha cidade maritaca é praga. Tem aos montes. Causam problemas, pois elas costumam construir ninhos nos telhados das casas e detonam a fiação elétrica. Vez por outra uma cai do ninho. Tem de ser alimentada com cuidado. Muitas acabam se domesticando. Mesmo quando soltas, algumas se recusam a voltar para a natureza. Nem mesmo quando passa uma revoada de aves da mesma espécie. Conheço uma família que até há pouco tempo criava maritaca, que vivia solta no quintal. O bicho morreu de causas naturais.

  5. Avatar de escriba escriba disse:

    Vamos ver o que vai rolar. Acho que convenci o Martim a tentar soltá-la se a asa se recuperar – e vai se recuperar. Se o bicho não for embora, que fique, fazer o que?

  6. Avatar de Emicka Emicka disse:

    Faz uma semana que meu pai acho uma,no começo achamos que era um papagaio,depois chegamos a conclusão que era uma Maritaca.
    Eu enchi o saco do meu pai pra ficarmos com ele,e como todos gostaram dele acabamos ficando.Meu pai falou que ele é meu,comprou uma gaiola e tudo,mais ele vivi solto aqui em casa,só não deixo solto o dia inteiro por que temos um gato e um cachorro,o cachorro não faz nada,já o gato…

    Só que,quando temos que deixar ele preso ele fica fazendo um som tão alto,que os vizinhos escutam,eles são barulhentos.
    Agora,tem gente que fala que tem Maitaca e Maritaca,alguém sabe a diferença?

  7. Avatar de escriba escriba disse:

    Nao sei a diferença… mas sei que sao muito barulhentas e nao se adaptam muito bem em cativeiro. Solta o bichinho…

  8. Avatar de mayara mayara disse:

    é super incrival rsrsrsrs

  9. Avatar de Cinthia Cinthia disse:

    Olá,tenho uma maritaca faz 3 anos e tenho verdadeira paixão!!!Aki em casa(moro com meus pais)ela é o xodó,tratada como um cãozinho(fica solta o tempo todo e vai onde bem quer)!!!Na verdade ,apesar de amá-la muito,gostaria de ve-la voando livre,porém sei que é muito difícil a reabilitação na natureza,pois provavelmente morreria de fome ou por um predador…Até mesmo pessoas sem sentimentos seriam capazes de matar o bichinho por pura diversão!!Por ter a asinha cortada ela deve ser domesticada,e por não usa-la para vôo,acaba não tendo força suficiente para manter-se no ar,voando apenas uma pequena distância,provavelmente morrendo…Já se passaram meses desde quando seu filho encontrou a maritaca,espero que esta historia tenha tido um final feliz.E se você acabou ficando com ela,vai se surpreender pois é muito inteligente!!!Tudo de bom!!!

  10. Avatar de kelly kelly disse:

    ganhei uma maritaca mas ela arranca todas as penas do peito e das costas nao sei oq fazer para ela parar

  11. Avatar de escriba escriba disse:

    Sinceramente, Kelly, acho que a melhor coisa a fazer é levar o bichinho ao veterinário…

  12. Avatar de lucia lucia disse:

    ganhei uma maritaca(nem sei)há +ou- 8 anos,vive livre e feliz entre nós,completamente solta dentro de casa,só falta falar para ser entendida,nem me passa pela cabeça ficar sem ela de tanto que a amamos.

  13. Avatar de Maurício Maurício disse:

    Acabo de resgatar um filhote de maritaca dentro do meu quintal. Está impossibilitado de voar e aparentemente fraco. Saberia me dizer com que devo alimentá-lo? …pretendo soltá-lo tão breve se fortaleça. Há abundância dessa ave por aqui, acredito que se adápte à independência.

  14. Avatar de pedro Henrique pedro Henrique disse:

    Oi gente…

    A uns 7 anos atraz eu achei um louro em um lote perto d casa, ele estava com as asas machucadas. Levei ele para casa e estou come ele até hoje, ele vive solto em uma gaiola aberta + ele nunca quis voar. ele é muito bem tratado e sempre q posso levo ele para roça pra ver se ele tentar voar, mais ele so quer saber d ficar ao redor das pessoas

    gostaria de saber se mesmo ele sendo solto e livre e muitoo bem cuidado,
    se é contra lei e se Os ambientais pode vim aki é levar ele d mim!

    alguem pode me responder????

    obrigadooo

  15. Avatar de José Carlos Calviti José Carlos Calviti disse:

    Poderia informar se a Maritaca tem Piolhos, caso verdade o que devemos fazer para combate-lo? Estou com problema em meu prédio pois uma Moradora, reclama do barulho logo ao alvorecer.

    J.C.Calviti

  16. Avatar de irapuan irapuan disse:

    tenho 2 aqui em casa, elas brigam prá caramba, são de espécies diferentes, mas muito amadas, a mais nova e maior e bem pesada, é mais dócil o outro vê em mim o seu xodó, ninguém chega perto de mim que ele ataca, é uma graça, tem 9 anos o mais velho e 3 o mais novo. obs. marquinhos e jorginho são os nomes deles

  17. Avatar de Zilmara Zilmara disse:

    Estou fazendo uma trabalho sobre maitacas, mas não nada sobre elas, alguem pode me ajudar?

  18. Avatar de Zilmara Zilmara disse:

    Amos maitacas, só que eu odeio quando elas passam gritando aqui na minha casa

Deixe um comentário