Fiquei sabendo, ao chegar hoje a Holambra, da morte de Paulo Autran, o nosso Lawrence Olivier, e do Nobel da Paz dado a Al Gore e aos cientistas do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas. Um grande homem que se vai, vários outros que têm seus esforços premiados.
Autran uma vez deu uma bela cusparada em Paulo Francis – quem se candidata a repetir o gesto com o simulacro do crítico, o bobo da corte Diogo Mainardi? São poucos os artistas que têm hoje uma personalidade tão interessante e digna como Autran.
Não sou muito de teatro e vi apenas uma peça de Autran (O Crime do sr. Alvarenga, de Mauro Rasi). Mas ela teve papel decisivo em minha vida. Era na verdade o último ensaio geral antes da estréia num teatro da rua Augusta e lá conheci a Ana. Ela estava com a galera dela e eu com uma amiga do Rio que era a cenógrafa do espetáculo. Dali fomos todos para o Mestiço e depois a uma festa no Morro do Querosene. O resto é história. Isso foi há 8 anos.
Enquanto isso, Al Gore e o IPCC da ONU são premiados com o Nobel da Paz. Nada mais justo. Espero que isso ajude na conscientização das pessoas de que é preciso agir o quanto antes para salvar esse mundão velho sem porteiras – mudando hábitos, economizando, consumindo menos, exigindo mais respeito à vida por parte da indústria e de governos, menos deboche por parte da imprensa.
Apesar de Bush e dos Lomborgs da vida – e dos que lhes dão crédito -, até acho que o pessoal tá caindo na real sobre a situação em que nos encontramos. Mas temo que as ações demorem a acontecer, uma coisa é saber que a merda tá feita, outra bem diferente é arregaçar as mangas e batalhar pra mudar o estado das coisas.
Gore e o IPCC têm o grande mérito de reverberar com o seu peso político o alerta que vinha sendo dado há tempos por ambientalistas. Os eco-chatos tinham razão. Espero que tenhamos tamanha consciência também sobre outro assunto que vai dar o que falar muito em breve: a agricultura sustentável e ecológica x agricultura industrial e transgênica. Aqui, novamente, os ambientalistas são tratados como obscurantistas pela imprensa e indústria. Vamos repetir os mesmos erros?
Cunhado, manda seu email pra mim? julimariano@gmail.com
Bjs
(é pra mandar uma besteirinha…hehehe)