Ecowagen: guarda-chuva no meio da tempestade

A Volkswagen planeja dotar todos seus carros com motores híbridos, movidos a gasolina/álcool e eletricidade, para reduzir o consumo de combustível. A informação foi dada pelo chefe de desenvolvimento de produto da empresa alemã, Ulrich Hackenberg, em entrevista à revista Automobilewoche.

A notícia é interessante mas fico com uma pulga e tanto atrás da orelha. Será que motores elétricos são mesmo a melhor opção para obtermos a tão sonhada eficiência energética tão cara para a sustentabilidade do planeta? De onde virá toda a energia elétrica para alimentar os milhões de veículos que rodam por aí? E as baterias? Quão tóxicas são?

Estou cada vez mais convicto de que ter motores mais eficientes apenas não basta, temos que incentivar uso racional de veículos, priorizar o transporte público e pressionar a indústria para que deixe de fabricar carros gigantes e esbanjadores, como os famigerados SUV 4×4.

Ou mudamos o paradigma ou seremos engolidos por ele.

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Ecowagen: guarda-chuva no meio da tempestade

  1. Avatar de Andre Arruda Andre Arruda disse:

    Enfim!
    Alguém concorda comigo! De onde virá TANTA energia? a que custo? quanto será o recabeamento das cidades? sim, porque o atual sistema de distribuição não vai suportar tamanha demanda de carga. E qual o impacto ambiental da fabricação de mais, mais e mais baterias? e as baterias antigas? nada mais danoso ao ambiente que pilhas usadas.

    Carros elétricos são mais pesados que os atuais, que demandarão mais pneus e mais materiais na suspensão, etc.
    E os SUV, aquelas aberrações? já pensou quanta bateria pra mover os caixotões?

  2. Avatar de escriba escriba disse:

    pra mim, apostar em carros elétricos (que não é novidade alguma, afinal, o primeiro carro do mundo, no final do século 19, era elétrico!) é tão ‘eficiente’ pra sustentabilidade do planeta quanto esse papo de mercado de carbono…

    abração!

Deixe um comentário