Ativistas se acorrentaram aos portões de acesso à sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear, no Rio, e cimentaram na calçada uma placa de metal em homenagem às vítimas do acidente com o césio-137, ocorrido em 1987 em Goiânia. O protesto quer chamar a atenção do público para o descaso das autoridades em relação às pessoas que foram contaminadas – mais de 6 mil, das quais 60 morreram – e pede o fim do programa nuclear brasileiro, que entre outras coisas prevê a construção de mais uma usina nuclear no país, Angra 3.
Na imagem acima, policiais jogam spray de pimenta nos ativistas que estavam bloqueando um dos portões. O protesto terminou às 18 horas.
Clique aqui para saber a história do acidente do césio-137 e os motivos pelos quais o Brasil não precisa da energia nuclear. Nesse link vc pode também participar de uma cyberação, enviando carta ao presidente Lula pedindo a ele que suspenda o programa nuclear brasileiro.
A grande mídia não está dando grande destaque ao assunto, já que defende a construção de Angra 3. Por isso peço a sua ajuda para fazer circular a informação!
Abaixo o filme feito no local por um dos ativistas:

Não entendi: o que tem a ver as vítimas do roubo de material nuclear e o programa nuclear brasileiro?
Por que o greenpeace não importa um hélice e faz uma workshop pública sobre os benefícios da energia do vento? será que a PETROBRÁS vai deixar?
taí, até que não é uma má idéia! Mas há uns tres anos rolou um tour de energia renovavel brasil afora, com um caminhao com placas fotovoltaicas, explicando como funcionam outras fontes de energia – inclusive a eolica. Quem sabe nao fazem outro semelhante?
abração!
Ah, sim, o roubo do material nuclear e o programa nuclear se unem pelo fato de nao haver segurança na área no brasil, a CNEN, eletronuclear e afins nao estao preparadas para garantir nossa seguranca nessa área. Se até a AIEA está sem dinheiro, imagina os orgaos brasileiros…
Rapaz, ão é que nós da direita-golpista-cansada temos alguma idéia de vez em quando? energia aeólica no Brasil seria uma ótima idéia, já pensou Cabo Frio e nordeste, com aquela ventania toda? Muitos Kw, barato e totalmente não-poluente. Aliás, há uma fabrica BRASILEIRA de hélices/moinhos de vento hi-tech que só exporta; vi uma matéria há tempos.
Uhn, não sei. Me parecem dois pesos e duas medidas. A bala de C-137 estava abandonada, ex hospital, essas coisas. Talvez em algo maior, envolvendo mais riscos, o cuidado seja maior. Anyway, a pressão é válida: aqui no bananão não pode dar mole…
Abs
Andre, a CNEN é responsável por todo esses equipamentos com fontes radioativas, então quando o hospital foi desativado aquela maquina era de sua responsabilidade. E aconteceu o q aconteceu….
notas que abalam os reaças «
[…] Greenpeace bloqueiam CNEN no Rio [o escriba] […]