Maré boa

A empresa Marine Current Turbines vai instalar até o final do ano na costa da Irlanda a primeira torre com duas turbinas para gerar energia por meio de marés, informa a revista New Scientist. O impacto sobre a vida marinha é pequeno – as hélices giram a apenas 20 rotações por minuto – e a tecnologia pode suprir num futuro próximo até 20% das necessidades energéticas da Grã Bretanha. Cada torre dessa gera algo em torno de 1,2 MW de energia.

Segundo Dave Elliott, professor de políticas tecnológicas da Universidade Aberta inglesa, vivemos um período promissor que tem gerado inúmeros projetos interessantes na área energética. “Dos muitos projetos esquisitos que vi nos últimos tempos, este parece ser o melhor”, disse ele à New Scientist.

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Maré boa

  1. Avatar de Valmir Valmir disse:

    Jorge, de tudo o que vi no seu blog acho que isso aqui é o mais fascinante de tudo. O pior é que parece uma idéia brilhante… Afinal, a água tá ali correndo, mesmo.

  2. Avatar de escriba escriba disse:

    Maneiro, nao? Até 2010 vão tentar construir várias dessas torres pela costa inglesa e da França também… Imagina o potencial disso no Brasil?

Deixe um comentário