
Em janeiro, um blog lançou a teoria de que se o fundo da página do Google fosse preto, seriam economizados 750 MW/h de energia por ano, graças ao sucesso do buscador (são mais ou menos 200 milhões de acessos por dia). Cada vez que vc entra numa página com fundo branco, consome 74 watts; com fundo preto, 59 watts.
Da teoria à prática: eis o Blackle, o Google negão.
Os criadores do site defendem o trabalho de formiguinha:
Nós acreditamos que há valor no conceito porque mesmo que a economia de energia seja pequena, ela contribui de alguma forma. Em segundo lugar, sentimos que vendo o Blackle toda vez que abrimos nosso navegador nos lembra que precisamos sempre dar pequenos passos para economizar energia.
De grão em grão…
(fonte: Tony K’s Got Something To Say)
Todo dia tento achar um grão para “plantar”. Gostei desse! Agora só faço busca pelo Blackle.
Abrs, S.
valeu Sonia!!
Esses são os Mandamentos Black, brother!!!
se todos os chineses dessem um peidinho sincronizado, tipo, 14h?
Nao sei, mas é peido leve, eles nao comem muita carne. Já americanos, australianos e ingleses…
E que a coisa não é tão simples assim, né? Se o Google tivesse fundo preto, seria menos confortável visualmente e portanto menos usado, portanto não teria tantos quaquilhões de acessos.
Mas vale a idéia, claro. Principalmente como símbolo, como postura.
sinceramente,nem acho que a tela preta seja de todo ruim. É só nao por letras amarelas e tal..
lembro do tempo pré-windows e rolava na boa. Era preto com letras verdes, depois brancas. E mesmo hoje, em tempos de internet, há bons sites totalmente negros, como o Textfiles (www.textfiles.com), e as letras são verde-limão!
Mas realmente o que vale é o símbolo, a postura, a vontade de contribuir (mesmo que seja um viral com intenções claras de aumentar tráfego e ganhar dindin…)
Já estou pensando seriamente em tornar menos branco o fundo deste blog… alguem sabe como faz?
gostei da idéia do buscador black. adotei e vou divulgar lá no ‘implicante’.
pois é, quem sabe alterar a cor daqui seja mesmo uma atitude bem encorajadora para o pessoal ir apagando as luzes em outros espaços blogosféricos também..
só não tenho a menor idéia de como fazer isso. lá no meu eu só sei porque o blogger descobriu que a maior parte dos humanos não saca nada de html e tornou ridiculamente fácil alterar as coisas. alterar dentro dos limites blogger, é claro..
um abraço, escriba.
J.
Valeu, Joice! Vou trabalhar pra escurecer as areas brancas do blog. De repente, deixá-las mais como essa barrinha à direita, a dos links… nao sei, vou consultar o dezainer responsavel…
abração!
Ah, o site do Raconteurs também é retrô, tipo monitor CGA de fósforo verde.
legalzito