Quando pus o PDF do livro do Roberto Carlos aqui no blog pra download, muita gente me perguntou se isso não daria prejuízo ao autor da biografia, já que ele não ganharia um tostão com as cópias baixadas. Argumentei que o papo era por demais furado, o mesmo usado pelas gravadoras para justificar a queda em suas vendas (que tem mais a ver com o preço que cobram nos CDs do que com qualquer outra coisa). Download é preview. Se gostar, vai lá e compra – se bem que no caso dos CDs, só gasto meu suado dinheirinho se encontrar o que quero por um preço justo, geralmente em saldões ou em promoções. 40 pratas num CD é roubo; pago no máximo 20 e olhe lá.
Pois o livro do Paulo César de Araújo acabou de entrar na lista dos mais vendidos esta semana, me informa o blog Meus Biscoitos. Eu mesmo, apesar de ter baixado o PDF de Roberto Carlos em Detalhes (que você ainda pode baixar também, basta clicar na capinha aí do lado), fui lá e comprei o livro na Saraiva Online. Acho que ainda tem alguns lá, se correr encontra. A Internet divulga. Se o produto é bom e o preço justo, vende.
Novos tempos, novas regras. Queira a indústria ou não.
Prejuízo quem deu foi o juiz que proibiu o livro. Se não tem como vender mesmo (tirando os poucos que não foram recolhidos), o autor deve mais é querer que o pessoal baixe. Afinal, ele mesmo disse que topava qualquer tipo de acordo e só se interessava por levar ao público o seu estudo sobre a história da música brasileira.
O mais cretino de tudo é q o livro é afetuoso! Isso é q é de amargar! Não tem nada ali em tom de crítica, de esculhambação, nada q “denigra” o “rei”. Se outras pessoas escrevessem metade dos fatos q são sabidos sobre ele, aí, sim, ele teria motivo para proibir livro.
Afetuoso mesmo,apaixonado pelo rei. O escritor não merecia isso.Rei tem de ser justo para ser amado. Talento à parte, sofrimento à parte, pelo menos, Roberto Carlos, pare de falar em Jesus Cristo.Ele tem de compor uma música “Me perdoe Brasil”.
A potencialidade da internet é algo ainda difícil de mensurar.
Pensando sobre tudo isso que só acontece porque a internet existe, e de certa maneira também inspirado pelo teu blog, postei algo sobre essa nossa revolucao silenciosa. Dá uma lida lá e diga o que acha:
http://sanguedbarata.blogspot.com/
Abs!