Armas pra que te quero

1607ld1.jpg

Desde a morte de John Kennedy, em 1963, morreram mais americanos por armas de fogo dentro dos EUA do que em guerras pelo mundo durante todo o século 20. Foi o que li na excelente artigo da The Economist que discute o massacre na Virginia e o culto às armas dos americanos.

Um trecho do brilhante artigo:

Quando se discute produtos perigosos como drogas, cigarros e carros velozes, esta revista defende uma posição mais liberal do que o governo americano. Mas quando se fala em revólveres, armas automáticas e outras coisas desenhadas especialmente para matar pessoas, acreditamos que o controle é necessário, porque o fracasso em lidar com tais artigos violentos geralmente significa que outras liberdades são abreviadas. Em vez de debater as armas, os Estados Unidos estão agora discutindo a segurança em campus universitários.

Os americanos estão tapando o sol com a peneira. Quando malucos como esse sul-coreano e aqueles dois moleques de Columbine adquirem legalmente armas como a pistola semi-automática Glock 9mm, é sinal de que há algo de muito errado no sistema como um todo. É inegável que Cho Seung-hui tinha problemas mentais. Um perfeito ‘loser’ para os padrões americanos – imigrante, filho de tintureiros, tímido. Crie um sujeito assim em meio à arrogante cultura de vencer a todo custo e você tem uma bomba-relógio prestes a explodir. Cho explodiu.

Para se ter uma idéia de como a mentalidade bélica eclipsa a razão ao norte do Rio Grande, grupos como a Associação Nacional de Rifles e Donos de Armas da América argumentaram pouco depois da matança que se os alunos da universidade tivesse autorização para andar armados, o massacre não ocorreria.

É, eles estão certos. Errado tá quem dá trela pra eles…

Esta entrada foi publicada em civilização. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 Responses to Armas pra que te quero

  1. É igual aqui, meu caro Jorge, quando dizem que o desarmamento iria deixar a população à mercê dos bandidos. Quantas pessoas conhecemos que têm armas (e que sabem usá-las) em casa.
    A maior decepção nessa história toda é ver o Charlton Heston, que já foi Ben Hur e Moisés, defender a indústria bélica.

    Abraços.

  2. Avatar de DANIEL PEARL DANIEL PEARL disse:

    Dizer que a Globo sempre manipulou – ou, ao menos, que sempre tentou manipular – a sociedade, já virou truísmo faz décadas. Por isso, não deveria causar surpresa a enganação que foi a reportagem do “Jornal Nacional” do último sábado sobre a cassação da concessão da rede de televisão venezuelana RCTV, que deverá se concretizar até o fim do mês que vem. Mas a Globo, aliás, a grande mídia brasileira como um todo sempre consegue surpreender em termos de práticas jornalísticas que mais se assemelham a gangsterismo intelectual. O blog Desabafo País vem publicando acerca da mídia brasileira e seus interesses. Queremos despertar em você o senso crítico para não ser manipulado pelos empresários da Mídia Elite Golpista. Se junte a nós, a mídia independente, a nova opção de ética e jornalismo. Acesse: http://desabafopais.blogspot.com. Um abraço, Daniel.

  3. Avatar de Thiago Mattos Thiago Mattos disse:

    Uma das princípais fontes de rend dos EUA é a venda de armas, seja para consumo doméstico ou externo. O lobby desses caras é pesado e difícil de ser combatido, pra usar um termo deles. No entento, nosso papel é sempre bater na mesma tecla (pra usar um termo nosso, dos bloggeiros). Fiz uma análise parecida entre o que aconteceu aqui no Catumbi e lá na Virgínia:
    http://sanguedbarata.blogspot.com/

  4. Avatar de João Botafogo João Botafogo disse:

    Minha sugestão:
    Todo e qualquer proprietário de uma arma de fogo deve apontá-la a própria cabeça e puxar o gatilho!

  5. Avatar de Léo Bueno Léo Bueno disse:

    Boa mesmo foi a pérola de um certo popstar da Internet: “Se (Cho) apontasse uma arma para um caixa do WalMart, para um garçom de restaurante ou para um vendedor de cachorro quente numa praça de Richmond, levaria chumbo de dez fregueses ao mesmo tempo.”
    Os dez fregueses, no caso, só poderiam ser John Wayne, Charles Bronson, Steve McQueen, Clint Eastwood (o dos 70, não o dos 00), Stallone, Schwarzenegger, Chuck Norris, Mel Gibson, Bruce Willis e, finalmente, o legendário Sledgehammer, da série “Na Mira do Tira”.

  6. Avatar de Luma Luma disse:

    Boa referência! Existe vida inteligente naquela terra!! Beijus

Deixe um comentário