O governador Cabral tá certo: legalize já!

O efeito da proibição da droga é nefasto nos países de um modo geral no Primeiro Mundo, França, Inglaterra, Estados Unidos, e devastador nos países em desenvolvimento. Se a gente for quantificar os mortos por conta da proibição da droga, o total é esmagadoramente maior do que os mortos por conta do uso da droga. Desde as brigas de gangue no primeiro mundo, à luta pela cocaína e a guerrilha na Colômbia e a disputa por territórios nos pontos de venda nos países em desenvolvimento. Isso sem falar em África e Ásia. A balança é negativíssima para o planeta.

Quem acompanha este blog sabe que não é de hoje que defendo isso. Mas o texto acima não é meu, é do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, em entrevista à revista Época desta semana. Palmas para ele, que teve a coragem de dizer com todas as letras o que tem que ser dito.

A proibição às drogas não diminuiu o consumo, não protegeu os jovens nem os informou sobre os reais riscos do consumo exagerado e matou muita gente. É uma regra falida. É uma questão de educação e saúde pública, não de polícia.

Mas a proibição parece que faz a cabeça de muita gente, principalmente no Grande Irmão do norte, que pretende injetar mais US$ 130 milhões na propaganda anti-drogas. Eles não cansam de dar soco em ponta de faca. Até quando?

(Vou deixar a rádio Escriba do jeito que está, não tive tempo de fazer uma nova seleção. Acho que a atual é boa o suficiente pra ficar mais uma semana no ar.)

Esta entrada foi publicada em drogas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to O governador Cabral tá certo: legalize já!

  1. Avatar de Zê disse:

    Hoje na Record a apresentadora disse, a respeito da prisão da menina da outra apresentadora:

    “Será que a droga está descendo o morro?”
    Não será o contrário?

  2. Avatar de Fábio José de Mello Fábio José de Mello disse:

    …e não abro.

Deixe um comentário