
Parece que enfim o melhor disco da carreira de Tim Maia será oficialmente lançado em CD. A gravadora Trama anunciou que vai colocar nas lojas o clássico Tim Maia Racional, gravado em 1975 na época em que o síndico estava absorto na piração da seita Universo em Desencanto. Será que virão os dois volumes ou só o primeiro, mais famoso?
Aliás, a seita continua ativíssima e tem até um bloco que desfila no carnaval de São Paulo, onde parece que tem hoje mais adeptos do que no Rio (mais precisamente a Baixada Fluminense), onde nasceu, se criou e ficou famosa.
Manoeeeel, o maior homem do mundo, homem sábio e profundo, semeou conhecimento, missionário da pureza, fez brilhar ó que beleza, essa nova geração… (canta Tim, na vinheta O Grão Mestre Varonil. Graças a ela é possível afirmar categoricamente: 90% dos cantores brasileiros de hoje não cantam porra nenhuma…)
Quando Tim desencanou da viagem racional, proibiu novas edições do disco, que passou a ser item valioso disputado a muitos cifrões nas feiras e lojinhas descoladas Brasil afora. Com a popularização dos gravadores de CD e redes P2P, o Tim Maia Racional ganhou uma puta notoriedade, as músicas eram tocadas nas festas (fiz o DJ do meu casamento tocar O Caminho do Bem, em 2000. Mais tarde esse som entrou para a trilha sonora de Cidade de Deus, do Fernando Meirelles) e as cópias dos discos passaram a circular freneticamente pelo eixo Rio-SP.
Eu cheguei a ver e escutar um LP original no final da década de 1980, era tratado como relíquia arqueológica, tínhamos um cuidado danado pra por no toca-discos…
Na feira da Benedito Calixto, um desses custa fácil uns R$ 200 – se não for mais. Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei a São Paulo em 1999 foi ir à Galeria do Rock no centro e comprar o CDR que vinha com duas músicas bônus – Ela Partiu e Meus Inimigos.
O disco é precioso não só por causa do mito gerado em torno dele devido à proibição imposta pelo Tim, mas também porque traz o cara no auge da forma, sua voz límpida e cristalina. Ele tinha se afastado do álcool, das drogas (menos o cigarro, que obrigava o pessoal da seita comprar escondido pra ele) e das baladas. O que consegue fazer na canção Contato com o Mundo Racional, a minha preferida, é coisa de outro mundo…
Além de cantar maravilhosamente bem, toca bateria e baixo em algumas faixas. Reza a lenda que as músicas foram gravadas com outros nomes, arranjos e letras um tempo antes, num estúdio lá de Copacabana. Mas como ele logo depois entrou para a seita, as letras foram mudadas e transformadas em propaganda do livro Universo em Desencanto. Será que alguém ainda tem essas letras ou mesmo as gravações originais?
Bom, de qq maneira, a iniciativa da Trama é bem-vinda. Parece que envolveu anos de exaustivas negociações. O João Marcello gosta de música, é um cara do bem, está de parabéns. Só quero ver, no entanto, quanto vão cobrar pelo CD. Se enfiarem a faca, vão tomar um toco e tanto da dupla CDR/P2P…
Cultura Racional não é “seita”, colega! Apesar que muitos dos estudantes da cultura racional misturam um pouco espiritualidade com racionalidade. Mas uma coisa não tem nada a ver com outra. No mais, gostei do seu blog! Parabéns!
Caroline, vc faz parte do grupo? gostaria de explicar aqui mais sobre ele? Se quiser, abro o espaço pra vcs na boa!
e obrigado pelos elogios, volte sempre!
abs!
jorge
Saudações Racionais á todos e com licença ao dono do blog…
O que houve com seu blog Jorge…2 comentarios e acabou(1 é seu),vc convidou a Caroline e ela sumiu ,pois bem ,tô na area ,quer abrir o espaço para comentarmos sobre a realidade da Cultura Racional…,seus Mitos ,Lendas e preconceitos gratuitos formalizados por quem não tem conhecimentos de causa ,causando uma impressão muito erronea da verdade sobre a Cultura Racional .
Formalisem todas as perguntas que quiserem ,porém que façam sentido Logico
e progressivo de entendimento.
BETTOX
Olá, Humberto, tudo bom? cara, vamos conversar sim. Que tal uma entrevista? topas? abs!
OLÁ ,JORGE ..
Claro que sim , esta topado,via e-mail inicialmente e até presencialmente conforme o andar da carruagem ,estou em B.H ,porem lhe garanto que nenhuma pergunta ficará sem resposta.
Vou lhe passar algumas informações resumidas de meu relacionamento com a Cultura Racional p/ vc se abalisar e formular suas perguntas.
Conheci Cultura Racional em 1978 ,através de um amigo ,até então tinha 18 anos ,porém só me tornei estudante em 81 , não muito assíduo mas bastante admirado com os fundamentos e explicações do conteúdo do conhecimento.
Em 83 ganhei a camiseta com o portal e o mapa do Brasil e realmente me senti muito bem e la fui p/r. Barão de Itapetininga -S.P ,conheci uns 500 estudantes ,o convívio era muito gratificante ,pessoas de uma cordialidade ímpar e falando uma linguagem única e equilibrada ,claro que cada um com seus problemas físicos ,morais e financeiros ,mas raros eram os casos graves de conduta ,que em um período curto de tempo se normalisava.
Estas afirmações são para aqueles que passam por estas divulgações do qual tratamos “Caravana Parada” ,tem curiosidade, mas ficam receosos de perguntar ao “caravaneiro” do que se trata ,e qual é o objetivo deste conhecimento .Digo á todos que podem perguntar a eles ,pois são diplomáticos e cortêzes com o interessado e estão aptos a responder algumas perguntas existênciais que nos é de total importancia(príncipalmente na fase atual quer queira ou não).
Pois bem,em um curto período de tempo estava com 5 funções -Caravana Parada-Caravana Porta em Porta-Parte Administrativa-Banda Racional- Pedagogia Racional.
Conheci o Retiro Racional 29-12-83,show de lugar,3 montanhas ,33 cachoeiras ,
floresta ,ruínas de civilizações antigas,animais silvestres ,àgua puríssima(com 21 elementos terapêuticos benéficos á saúde com laudo de pesquisa expedido pelo instituto Adolf Luts)cavalos de raça ,vacas de leite ,fazenda auto suficiente ,plantações diversas ,um pequeno hotel ,gráfica onde são confeccionados os livros Universo em Desencanto, mas o mais importante… muita gente bôa mas gente bôa mesmo literalmente-queria abrir uma lacuna quando falo de “gente bôa”-Gente bôa pra mim é o ser cônscio de suas obrigações e deveres ,inteligente , equilibrado no tratamento consigo mesmo e com o seu semelhante ,com os Animais ,com os vegetais ,com a Terra ,com com Água ,com toda esta Natureza visível e invisível, e estas atitudes do “gente bôa” ,estudante de Cultura Racional ás vezes são interpretadas como sendo um radical em seus conceitos, ou um delirante-sóbrio por respeitar estes seres e trazer questões cruciais e imperativas da existência humana á tona,fecha lacuna.
Vi pela primeira vez o Sr. Manoel Jacintho Coelho “Autor” do Livro ,confesso que tive a impressão de tê-lo conhecido antes daquele dia.
Talvez se o retratasse aqui,pareceria um puxa-saquismo misturada com fanatismo,mas por hora só vou dizer que realmente é um ser fora dos padrões conhecidos de personalidade humana.
continua… se vc quiser abs.
O escriba que não “escrebe”
abs.